Sona Counter – Os melhores champs para ganhar do Sona

“Só você pode me ouvir invocador”, anuncia a campeã ao ser selecionada. Sona normalmente é utilizada na rota inferior, na função de suporte, e é uma ótima escolha para aqueles que desejam dar sustain para o seu companheiro de rota, mas também quer ter dano para poder ajudar nas trocas e skills que facilitarão muito a luta para a sua equipe.

A habilidade passiva de Sona, “Power Chord”, permite que ela possa pokear os seus adversários na lane, pois, a cada 3 skills que ela conjurar, o seu próximo ataque básico causará dano adicional e ainda receberá um efeito com base na última música que ela tiver ativado.

Ao tocar o “Hino do Valor”, a Mestra das Cordas causará dano mágico aos dois inimigos que estiverem mais próximos, sendo que serão priorizados campeões e monstros, e ela também receberá uma aura que concederá dano mágico adicional aos seus aliados que estiverem dentro desta região.

Sona pode ativar a sua habilidade W para tocar a “Ária da Perseverança”, que curará a ela e também seus aliados próximos, dando prioridade àqueles que estiverem com o percentual de vida mais baixo, e, a aura criada pela skill fará com que a campeã e seus companheiros de equipe dentro dela recebam um escudo que impedirá parte do dano recebido.

Quando a Mestra das Cordas toca a “Canção da Celeridade”, sua habilidade E, ela receberá um aumento em sua velocidade de movimento e também concederá este adicional para seus aliados próximos, o que é excelente para perseguir ou fugir de seus inimigos.

Com a aura criada pelo seu E, Sona conceberá velocidade de movimento adicional aos seus aliados que entrarem na região, e o atributo da habilidade nela também terá efeito por um tempo maior.

A sua habilidade ultimate, “Crescendo”, possui uma passiva que faz com que o tempo de recarga das habilidades de campeã seja diminuído, atributo que aumentará a cada upgrade da skill.

Seu R ainda pode ser ativado em uma direção indicada, o que permitirá que ela toque um acorde que avançará em linha reta e cause dano em todos os inimigos atingidos e ainda faça com que eles sejam atordoados, o que consegue ajudar o seu time tanto para defender eles quanto para auxiliar no ataque a equipe adversária.

Não se pode negar que todas as habilidades da Mestra das Cordas são excelentes para conseguir auxiliar o seu time em diversas situações, agora, confira abaixo quem ela countera e quais são os counters de Sona.

Counter fracos contra Sona

Janna – você é muito mais forte que Janna, sendo as habilidades da oponente não tão eficientes contra você ou seus aliados porque as skills de Sona a ajuda a neutralizar as da adversária.

Não use “Canção da Celeridade” se Janna tiver “Zéfiro” ou “Ventania Uivante” disponíveis, pois, as habilidades da oponente podem counterar a velocidade de movimento adicional recebida, contudo, o seu E pode ser usado quando a Fúria da Tormenta conjurar o W em você ou algum aliado, para, assim, anular o efeito de slow da skill.

O seu poke com Q e seus ataques básicos, principalmente os fortalecidos, irão fazer com que o escudo de Janna da habilidade “Olho da Tempestade” seja inútil, ajudando, assim, para que seus aliados deem mais dano durante as trocas.

Morgana – você tem mais vantagens durante a lane principalmente por conta do seu dano, e “Canção da Celeridade” pode ser usada, caso você tenha reflexos o suficiente, para conseguir desviar de “Ligação das Trevas”.

O seu Q também está a postos quase sempre por ter um tempo de recarga relativamente baixo, então, você pode usar ele para quando Morgana conjurar o “Escudo Negro”, assim, desativando a habilidade dela.

E, após o nível 6 isto se torna mais útil ainda, porque é possível que você rapidamente desative o escudo produzido por Morgana antes de conjurar a sua habilidade ultimate, que teria o seu efeito anulado no campeão que está protegido.

Além do mais, você também poderá utilizar o seu E para que você e seus aliados possam sair do range da ult da campeã, principalmente se ela tiver usado “Ampulheta de Zhonya”, daí, não terá a velocidade de movimento adicional ao correr atrás dos inimigos dela.

Soraka – a campeã consegue curar os aliados facilmente, porém, não a ela mesma a não ser que use sua ult, portanto, nesta lane você deve focar Soraka ao máximo, e, como ela não é tão resistente e Sona possui muito dano, será fácil abater a campeã.

Use bastante seu poke com o Q + ataques básicos para conseguir tirar o máximo possível da vida de Soraka, e a partir do nível 6, utilize a sua ult na direção dela, como a oponente não possui nenhum escape, facilmente será abatida por você e seu aliado.

Counter fortes contra Sona

Blitzcrank – a Mestra das Cordas é uma campeã extremamente frágil, e não possui nenhum escape, então, acaba sendo um alvo fácil para Blitzcrank.

Durante a lane, use “Puxão Biônico” para puxar Sona para si e é provável que ela seja abatida, a menos que use o flash, uma vez que receberá muito dano de você e de seu aliado, então nem a cura dela com o W a ajudará nesta situação.

Após o nível 6, aproxime-se rapidamente de Sona com o seu W, “Turbo”, então utilize a sua ult e depois inicie o seu combo, assim você impedirá que a campeã possa usar “Crescendo” e impedir que você e seu aliado ganhem a troca.

Leona – a resistência de Leona é enorme, e a campeã também, mesmo sendo suporte, possui um dano absurdo, por isto, Sona tem poucas chances contra ela.

Já a partir do nível 3 você pode pular no atirador inimigo e tentar abater ele rapidamente, assim, a cura de Sona não será tão efetiva, e, como a campeã não possui nenhum tipo de CC, não poderá fazer nada para impedir o seu engage.

Caso o adc inimigo não esteja com tanto dano, você também pode dar o engage diretamente em Sona, pois, como ela não tem tanta defesa, você e seu aliado poderão abater ela sem muita dificuldade.

Thresh – prefira ficar dentro dos arbustos da rota inferior, desde que eles não estejam wardados, assim você conseguirá impedir o poke de Sona.

Jogue de forma agressiva no early game, tentando o engage contra o bot inimigo frequentemente, caso o adc adversário tenha algum escape, prefira tentar usar “Sentença” em Sona, já que se você acertar ela, a campeã não terá como fugir.

Considerações finais

A Mestra das Cordas é uma ótima suporte, com seu CC em área a partir do nível 6, e uma skill de cura que pode ajudar bastante no seu sustain e de seu aliado durante a partida, então, a campeã é uma excelente escolha para você.

Tome cuidado com campeões mais agressivos, uma vez que você não tem nenhum tipo de CC no early game nem escape, então, neste período do jogo você está mais susceptível a levar um engage e ser abatido.

Deixe um comentário