Leona Counter – Os melhores champs para ganhar do Leona

Leona é uma excelente suporte principalmente para aqueles que gostam do engage, pois, as suas skills são projetadas para que ela consiga facilmente avançar sobre seus adversários e tornar mais fácil a troca para seus aliados e, por isto, ela também conta com bastante resistência para poder aguentar as lutas em equipe na linha de frente.

A habilidade passiva da campeã, “Luz do Sol”, faz com que suas habilidades que causam dano em adversários, deixem eles com Luz do Sol, e, quando algum de seus aliados der dano no inimigo marcado, isto fará com que a marca seja ativada e cause dano mágico adicional nele.

Ativar “Proteção da Aurora”, seu Q, torna o próximo ataque básico de Leona fortalecido, causando dano adicional ao inimigo e ele ainda será atordoado por um curto período, o que é excelente para iniciar as lutas e deixar o alvo imobilizado para facilitar para que os seus companheiros de equipe deem mais dano.

Conjurar o seu W, “Eclipse”, faz com que a campeã erga seu escudo e receba armadura e resistência mágica adicionais, e, ao final da duração da habilidade, se tiverem inimigos próximos, eles receberão dano de Leona e o efeito da sua skill durará por mais alguns segundos.

Usar “Lâmina Zênite”, sua skill E, em uma direção, faz com que Leona projete a sua arma a uma certa distância e cause dano em todos os inimigos atingidos, sendo que, o último campeão adversário que for acertado pela habilidade, será enraizado por um curto período e a campeã avançará sobre ele, permitindo, assim, um excelente engage.

Já a sua habilidade ultimate, “Labareda Solar”, é excelente principalmente para começar uma troca ou em team fights, pois, com ela, Leona invocará um feixe de energia solar em uma região do mapa, para que todos os inimigos na região sofram dano, sendo que, aqueles que estiverem no centro da área serão atordoados e os outros próximos sofrerão redução de suas velocidades de movimento.

Após o uso da ult, a espada de Leona ainda estará carregada durante alguns ataques básicos dela, recebendo um range maior e causando dano adicional, então, é uma ótima ideia iniciar a luta já com o seu R.

Depois de conhecer um pouco melhor sobre as habilidades da campeã, confira abaixo quem ela countera e quais são os counters de Leona.

Counter fracos contra Leona

Blitzcrank – durante esta lane fique na frente de seu adc constantemente, assim você poderá proteger ele do “Puxão Biônico” de Blitzcrank.

Então, quando o campeão puxar você com o Q dele, você terá duas opções, atordoar ele e voltar para onde você estava, ou, aproveitar da situação para virar no atirador inimigo.

Isto também é valido para quando Blitz conseguir puxar o seu adc, daí você poderá simplesmente ir para o atirador inimigo com W + E + Q e fazer com que o engage do oponente tenha sido em vão e eles ainda levem a pior nesta troca.

Sona – nesta lane você deve abusar bastante de sua alta capacidade de engage contra Sona e seu aliado, pois, eles são menos resistentes que você, então jogar de forma agressiva será eficiente para ganhar a lane.

Uma investida rápida em Sona ou em seu adc para conseguir um abate será melhor, pois, assim, ela não terá tempo para poder se curar e também restaurar a vida de seu aliado, afinal a campeã possui um excelente sustain.

Braum – a desvantagem de jogar contra Braum é que o campeão possui uma resistência muito alta, então, é bem provável que o seu aliado tenha alguma dificuldade para ganhar as trocas contra ele.

Contudo, Leona ainda tem mais facilidade na lane contra o Coração de Freljord porque “Inquebrável” é uma skill muito eficiente do campeão, porém, não consegue impedir nem “Lâmina Zênite” nem “Labareda Solar”, fazendo dele menos útil por não conseguir counterar a suporte inimiga.

Counter fortes contra Leona

Morgana – definitivamente esta é a maior counter de Leona. Sempre quando a campeã inimiga vier para cima de você ou de seu aliado, você pode dar o seu combo completo nela, ou aproveitar para dar o engage no adc inimigo, e o dano de Morgana é maior que o da oponente então a troca será favorável para você.

A maior vantagem que Morgana tem contra Leona é o seu “Escudo Negro”, que, se usado no momento correto, poderá impedir o atordoamento de “Proteção de Aurora” ou de “Labareda Solar”, portanto, não use a habilidade em vão para ter ela à sua disposição na hora das trocas contra a suporte adversária.

Alistar – o gap close de Leona é praticamente inútil em uma lane contra Alistar, uma vez que o campeão pode usar a sua habilidade W, “Cabeçada”, para mandar a campeã de volta para onde ela veio quando ela pular em você ou em algum aliado.

Você ainda pode transformar o engage de Leona no abate dela, caso esteja próximo à sua torre, basta conjurar “Pulverizar” para lançar ela ao ar por alguns segundos quando ela tiver pulado em você, então, dar a volta nela de modo que ela fique entre você e sua torre, então, usar o seu W para jogá-la debaixo da construção.

Janna – durante a fase de rotas, esteja atento para quando Leona for usar o E dela, pois, assim que ela o fizer, rapidamente ative o seu Q, “Ventania Uivante”, na direção da campeã para impedir o combo dela. Caso ela consiga pular em seu adc, ative seu escudo nele e foque o atirador adversário com Q + W para que eles não consigam dar muito dano em vocês.

Nas team fights, sempre quando Leona e outros campeões com gap close pularem em alguém do seu time, você pode flashar para ficar entre a front line e a back line do time inimigo, então ultar para que a sua equipe tenha a vantagem de lutar contra menos adversários.

Considerações finais

Leona é uma campeã que possui uma capacidade de engage extremamente alta, então, ela pode facilmente pular em um adversário e usar suas skill para que ele não consiga fazer nada durante alguns segundos, o que permite que o seu time possa abater o alvo de forma rápida.

Então, o melhor a se fazer em uma lane ao se jogar com Leona é aproveitar da capacidade de engage dela para conseguir a maior vantagem possível para o seu adc através de abates.

Deixe um comentário