Karma Counter – Os melhores champs para ganhar do Karma

Uma excelente campeã que pode ser usada tanto na rota inferior na função de suporte, quanto no mid, é a Karma, que possui habilidades que conseguem não só proteger ela e seus aliados, mas que também possuem bastante dano e lhe garanto alto sustain e poke durante a lane, o que a torna bem versátil.

A sua habilidade passiva, “Ímpeto Ardente”, faz com que Karma tenha redução no tempo de recarga de sua ultimate, “Mantra”, sempre quando ela causar dano em seus adversários com as suas skills ou ataques básicos, o que é ótimo para deixar que ela tenha o R à sua disposição durante diversos momentos em uma luta, como exemplo.

Conjurar “Chama Interior”, sua habilidade Q, permite que a campeã lance uma bola de energia espiritual em uma direção que explodirá ao primeiro contato com um inimigo, o que lhe causará dano e reduzirá sua velocidade de movimento por um curto período.

O seu W, “Decisão Absorta”, pode ser utilizado em um inimigo para que Karma lhe cause dano, o revele, e crie um vínculo com ele, sendo que, se este elo criado não for quebrado, o alvo será enraizado e receberá dano novamente ao final do efeito da skill.

Com o seu E, “Inspiração”, Karma consegue criar um escudo ao redor de si ou de algum aliado dela, para que o alvo absorva parte do dano recebido e ainda tenha a sua velocidade de movimento aumentada durante alguns segundos.

A habilidade ultimate de Karma, “Mantra”, está disponível desde o nível 1 e não precisa ser evoluída, a função da skill é fortalecer a próxima skill a ser usada pela campeã, sendo seus efeitos:

  • Alma Iluminada (Q) – a bola de energia liberada causará dano mágico adicional e ainda criará um círculo de energia ao entrar em contato com um inimigo, que causará lentidão àqueles que passarem por ele e, após alguns segundos, ainda explodirá, causando mais dano.
  • Renovação (W) – o elo criado entre Karma e seu inimigo além de causar dano também cura a campeã em um percentual de sua vida perdida, sendo que se o vínculo não for quebrado, o enraizamento será maior ainda e a Iluminada receberá mais cura ainda.
  • Afronta (E) – o escudo criado se torna mais resistente e não será aplicado a um alvo só, mas sim, a todos os outros aliados que estejam próximos, e que receberão o mesmo efeito do escudo e de aumento de sua velocidade de movimento.

Agora que você conhece um pouco melhor a respeito das habilidades da campeã, confira abaixo quem ela countera e quais são os counters de Karma.

Counter fracos contra Karma

Morgana – seja na rota do meio ou como suporte, Karma é uma ótima counter de Morgana, tudo bem que a oponente possui um “Escudo Negro” e consegue ignorar algumas habilidades da Iluminada, contudo, o tempo de recarga desta skill de Morg é muito alto, então, ela não será tão eficiente.

Use bastante do seu poke durante o jogo contra Morgana, isto fará com que ela fique bem atrás no game e não consiga ser tão eficiente, sempre quando observar que ela lançou “Ligação das Trevas”, rapidamente ative “Inspiração” no alvo da campeã, assim ele receberá um aumento em sua velocidade de movimento e poderá desviar da skill.

Se Morgana ultar, você pode ativar a sua ult + seu E ou somente o seu E se for somente um aliado que tenha sido atingido pela habilidade da adversária, para que o alvo receba um aumento em sua velocidade de movimento e consiga sair de perto da adversária antes de ser atordoado.

Leona – antes do nível 6 de Leona, você tem plena vantagem contra ela desde que esteja conseguindo acertar o seu poke, porque a campeã não possui um sustain tão eficiente então não conseguirá se manter na lane por muito tempo quando estiver levando muito dano.

Caso a campeã tente ir para cima de seu atirador, não foque ela, use no máximo “Inspiração” em seu aliado então vire no adc inimigo, pois, você tem bastante dano com W + R + Q, então, poderá fazer com que a luta seja desfavorável para eles.

LeBlanc – use muito do seu poke durante o início do jogo, porque LeBlanc é uma campeã pouco resistente então sofrerá com as suas habilidades. Tome cuidado para não usar seu R + Q em vão, uma vez que a Farsante pode desviar da skill usando “Distorção”.

Quando perceber que LeBlanc vai tentar dar um engage, ative o E para diminuir o dano da adversária já que ela tem capacidade de burstar você. Uma grande vantagem de Karma contra a oponente é que quando ela criar a Imagem-Espelho, você ainda poderá saber qual é a LB verdadeira caso tenha ativado seu W nela antes disto, o que é ótimo para continuar a luta contra a campeã.

Counter fortes contra Karma

Veigar – durante o começo do jogo, você deve tomar cuidado com o poke da adversária, por ser algo que realmente pode fazer com que ela tenha mais chances de abater você.

Contudo, Veigar possui um enorme trunfo contra Karma que é o seu E, “Horizonte de Eventos”, que impedirá a grande mobilidade da campeã, uma vez que ela não tem nenhuma habilidade para conseguir sair da área delimitada por você, então é bem provável que ela tome todo o seu combo.

Soraka – por mais que Karma tenha um enorme poke, o sustain de Soraka consegue anular isto, então, você precisa tomar cuidado para que a adversária não consiga focar você, e curar o seu adc quando for necessário, que ela deve ficar sem mana se estiver usando muito as habilidades em vão então será pouco eficiente nesta lane contra a Filha das Estrelas.

Sempre quando Karma estiver tentando se aproximar de você ou de seu adc com o E dele, basta ativar “Chamado Estelar” onde ela estiver para anular a sua velocidade de movimento adicional, assim você poderá counterar ela, e isto também pode ser feito quando ela criar o seu elo com o W para ajudar que o alvo possa se afastar e impedir que ela continue a ligação.

Nami – você como Nami possui bastante poke, então, pode competir com Karma de igual para igual, por isto, use com uma determinada frequência “Vazante e Fluxo” para dar dano na campeã e no adc adversário, e a habilidade também será eficiente para que você e seu aliado tenham um excelente sustain na lane.

A Iluminada normalmente irá utilizar o E dele para se aproximar de você ou de seus aliados, então, você pode conjurar “Prisão Aquática” ou “Maré Violenta” para impedir a aproximação dela e de seus aliados.

Considerações finais

Karma é bastante versátil, podendo ser usada na rota do meio ou na inferior como suporte, e tem skills para ajudar tanto ela como seus aliados, além de possuir muito dano para poder combater os seus adversários.

É preciso muita destreza e treino para jogar com a campeã principalmente em função da habilidade ultimate dela, pois, será necessário saber qual o momento certo de utilizar ela e, qual skill de Karma deve ser aprimorada de acordo com a situação, para, assim, tirar o maior proveito possível do potencial da Iluminada.

Deixe um comentário