Ryze Counter – Os melhores champs para ganhar do Ryze

Um ótimo mago para a rota superior, ou até mesmo para o mid é o Ryze, campeão que faz uso principalmente das suas habilidades para conseguir despejar toneladas de dano rapidamente em seus inimigos, uma desvantagem dele é seu alto custo de mana, contudo, fazer itens para este fim irá torna-lo cada vez mais forte.

Isto porque a passiva do Mago Rúnico, “Maestria Arcana”, faz com que as habilidades dele causem dano adicional conforme a mana adicional que ele tiver, e outro detalhe importante é que o campeão receberá um percentual de aumento em sua mana máxima de acordo com a sua quantidade de poder de habilidade.

A sua habilidade Q, “Sobrecarregar”, pode ser conjurada em uma direção para que Ryze lance uma carga de energia pura que irá causar dano ao primeiro inimigo que for atingido, sendo que, se o campeão estiver com ao menos uma de suas Runas carregadas, a skill será fortalecida. Se as duas Runas dele foram descarregadas, isto fará com que o Mago receba um aumento em sua velocidade de movimento e um escudo que o protegerá de parte do dano recebido.

Seu Q ainda possui uma passiva que faz com que ao usar outras habilidades, Ryze tenha o tempo de recarga de “Sobrecarregar” zerado, e ele começará a carregar a Runa que é capaz de fortalecer a skill.

Ao usar o seu W, “Prisão de Runa”, em um inimigo, Ryze fará com que ele seja enraizado por um curto período e também receba dano mágico, sendo esta uma ótima habilidade para que você use depois de já ter gastado o seu Q, já que, ao conjurar ela, “Sobrecarregar” terá seu tempo de recarga reestabelecido e você conseguirá causar mais dano.

Ryze pode usar “Fluxo de Feitiço” para aplicar um efeito negativo em seu inimigo alvo, fazendo com que ele fique marcado, sendo que, utilizar outras habilidades em adversários que tenham sido atingidos por Fluxo causará efeitos adicionais, que são os seguintes:

  • Sobrecarregar – causará dano adicional que também será aplicado a outros inimigos próximos que também tenham sido marcados com Fluxo.
  • Prisão de Runa – usar a habilidade em um adversário marcado com Fluxo fará com que o tempo de enraizamento seja maior.
  • Fluxo de Feitiço – ao conjurar a skill novamente em um alvo já marcado, isto espalhará o Fluxo para outros inimigos próximos causando dano. Sendo que se alguma das habilidades de Ryze fizer com que o alvo marcado seja abatido, isto também passará Fluxo para outros adversários que estejam perto.

O “Portal de Reinos” pode ser conjurado para que Ryze e seus aliados que estejam dentro dos limites do portal sejam transportados para um local alvo selecionado, o que acontecerá em poucos segundos, sendo que a habilidade é cancelada caso o Mago seja atingido por algum CC e fique impossibilitado de conjurar ou mover-se.

Depois de analisar o quão forte é o campeão, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Ryze.

Counter fracos contra Ryze

Fizz – o Trapaceiro das Marés possui muita mobilidade, então, é necessário que você tenha uma certa habilidade com Ryze para poder ganhar a lane contra o campeão. Algo de suma importância é que você não deve usar “Portal de Reinos” para se transportar para perto de Fizz, pois o campeão saberá exatamente onde ele deverá usar “Lançar Isca”.

Contudo, as suas habilidades como um todo conseguem dar bastante dano em Fizz, e, o campeão não conseguirá evitar “Prisão de Runa” usando “Brincalhão”, já que será conjurada diretamente no adversário, então, isto já garante que você possa acertar o seu combo completo nele.

Heimerdinger – a maior parte do dano de Heimerdinger, vem de suas torres produzidas por seu Q, que é o seu grande trunfo, mas Ryze pode acabar facilmente com as construções do Inventor Idolatrado utilizando “Fluxo de Feitiço”.

Fora isto, o campeão também é extremamente fraco, principalmente sem as suas torres, então, você poderá facilmente dar um engage nele e conseguir um abate, ainda mais que Heimer não possui nenhum tipo de escape.

Ahri – neste matchup você deve estar atento para não ser atingido por “Encanto”, habilidade da oponente que fará com que ela possa atingir todo o combo dela em você, tirando isto, Ahri não terá muito o que fazer contra Ryze nesta lane.

Esteja atento para andar de forma imprevisível quando for combar nela, e espere até que ela tenha usado o E, para, então, se aproximar e usar todas as suas habilidades. É provável que Ahri tente fugir usando a ult dela, então, se preciso, você pode conjurar “Portal de Reinos” para impedir que ela escape.

Counter fortes contra Ryze

Yasuo – por mais que Ryze possa ter alguma vantagem contra Yasuo nos níveis iniciais, a partir do nível 4, um bom jogador conseguirá facilmente ganhar as trocas contra o Mago Rúnico.

Sempre quando Ryze conjurar “Prisão de Runa” em você, rapidamente ative “Parede de Vento” para que o campeão não consiga continuar o combo dele. Aproveite da mobilidade de Yasuo para poder dar engages no adversário que não conseguirá fazer muita coisa, principalmente se estiver com o W em tempo de recarga.

Lux – você deve aproveitar o início do jogo que é quando as suas habilidades possuem um alcance muito maior do que as de Ryze para pokear ele ao máximo e impedir que chegue perto de você.

Quando o inimigo fizer alguns itens, é provável que ele fique bem forte, então, conseguir uma ou mais kills no início do jogo é eficiente para ter mais vantagens na lane contra ele.

Sempre quando Ryze conjurar o W em você imediatamente use “Barreira Prismática” para evitar parte do dano do inimigo e inicie seu combo nele.

Orianna – durante o early game, você pode utilizar Q + W para pokear Ryze com bastante frequência, e o campeão não vai ter muito o que fazer por não possuir um range tão alto nem de seus ataques básicos ne de suas skills.

Caso ele tenha conjurado “Prisão de Runa” em você e tente combar, você rapidamente pode ativar “Comando: Proteger” e evitar grande parte do dano do campeão.

A partir do nível 6, caso você veja que Ryze conjurou “Portal de Reinos” e está vindo para uma região próxima a você, utilize “Comando: Atacar” na área onde ele aparecerá, possivelmente com aliados, então, quando ele chegar, ative a sua habilidade ultimate, “Comando: Onda de Choque”, para counterar o R de Ryze.

Considerações finais

Ryze é um campeão muito forte, e, se conseguir escalar bem no jogo, consegue enfrentar qualquer inimigo no late game sem muita dificuldade em função do seu alto dano e capacidade de burstar seus adversários.

Saiba usar a ult do campeão com cautela, pois, dependendo da situação de para onde você esteja indo, pode ser que seja uma má ideia, então, prefira ultar em lugares que você tem pleno controle do mapa e quando tiver com a visão de todos o seus inimigos, para não ser pego de surpresa.

Deixe um comentário