Riven Counter – Os melhores champs para ganhar do Riven

“Eles não podem sair impunes”, anuncia a campeã normalmente utilizada na rota superior, Riven, e no que depender de sua espada quebrada e suas grandes habilidades como lutadora, dano é o que não vai faltar para vencer os seus inimigos.

As skills da Riven podem até parecerem fáceis de se aprender a usar, contudo, a campeã é uma das que oferecem maior dificuldade de jogabilidade, portanto, se você é novo no jogo e procura um lutador corpo a corpo que seja fácil de jogar, A Exilada não é a sua melhor opção.

A maior dificuldade dos jogadores com relação a Riven é fazer bom uso da passiva dela, “Lâmina Rúnica”, que faz com que os seus ataques básicos sejam energizados a cada vez que a campeã usa alguma de suas habilidades.

E, como a Riven não faz uso de mana, usar as habilidades contra o inimigo para lhe causar dano com uma determinada frequência é algo bastante comum, dependendo de contra quem está jogando a campeã, e ao não saber usar bem a passiva, acaba que o potencial dela não é totalmente explorado.

Após sua passiva, temos seu Q, “Asas Quebradas”, que pode ser ativada três vezes em sequência, e a habilidade causa dano em área, sendo que o terceiro golpe irá lançar os seus inimigos para trás.

A sua skill “Explosão de Ki”, localizada na tecla W, tem a função de atordoar os seus inimigos próximos, e também causa algum dano, mas nada significante, a menos que você se lembre de utilizar da passiva, assim estará aproveitando melhor das habilidades da campeã.

O seu E, “Valentia”, é uma excelente skill para que Riven desvie de habilidades inimigas, consiga fugir, ou até mesmo bloqueie parte do dano recebido, uma vez que, ao mesmo tempo, que avança uma curta distância, a campeã ainda recebe um escudo.

E, em seu pack de habilidades, ela também conta a sua skill ultimate, “Lâmina do Eílio”, que tem a função de fortalecer a sua espada com energia, fazendo com que ela tenha mais dano de ataque e também aumentando o seu range por um período, e durante este tempo é possível ativar a ult novamente e disparar um golpe que atinge seus inimigos a uma certa distância e causa dano.

Agora, sabendo que esta é uma campeã extremamente forte, e que conta com um incrível pack de habilidades, com muito dano e ainda escape, contra quais campeões a Riven countera? E como counterar a Riven?

Counter fracos contra RivenRiven Counter

Yasuo – um dos campeões mais fortes e temidos da SoloQ, ao menos nos elos mais baixos, tem certa dificuldade de ganhar da Riven, portanto, basta ter um certo nível de maestria com a campeã para conseguir se dar bem na lane.

Isso acontece, primeiramente, porque o Yasuo é um campeão papel, portanto, por mais que ele tenha uma alta capacidade de dar dano em pouco tempo, acaba que ele não consegue atingir este objetivo, em função do CC da Riven, que aliado ao seu alto dano, ganham as trocas.

Além disso, a habilidade W, “Parede de Vento”, do Yasuo, acaba sendo quase inutilizável contra a Riven, uma vez que a única skill da campeã que pode ser bloqueada pela parede do Yasuo.

Gnar – brincar com o mini-Gnar é realmente bem fácil para Riven, ainda mais depois que ele perder o escape, é kill na certa se souber dar o engage.

Agora, quando o Gnar se transforma, a situação muda de figura, uma vez que ele se torna mais resistente que você, contudo, quase todas as skills do champion podem ser evitadas com as habilidades Q e E da Riven.

Esta não é uma lane fácil devido ao poke do Gnar, que pode ser bem chato com seu Q, “Bumerangue”, e seus ataques básicos, por se tratar de um champion ranged.

Contudo, basta saber aproveitar bem as oportunidades na lane, e evitar tomar muito poke do Gnar, sem deixar de farmar, que é possível ganhar as trocas facilmente, pois, o dano da Riven é absurdo e realmente explodem o campeão.

Nasus – este não é um campeão tão fácil assim de se counterar, contudo, a lane ainda é bastante easy, e pode ficar melhor ainda se você souber jogar, e principalmente não deixar o Nasus farmar.

A troca contra o Curador das Areias é bastante fácil porque o maior dano do campeão vem do seu Q, e como a Riven consegue dar bastante dano, em relativamente pouco tempo, é importante aproveitar desta fraqueza do inimigo.

Portanto, as trocas nos níveis mais baixas são bastante indicadas, desde que com segurança. Você não deve deixar o Nasus farmar… Pois, depois que ele conseguir algum dano a mais, e já estiver mais resistente, você começará a perder as trocas.

Não esqueça também de fazer uso do seu E, para fugir do Nasus quando ele te der o slow, ou para dar um engage, quando ele vier atacar com o Q, assim é possível bloquear parte do dano.

Counter fortes contra RivenCounter Riven

Garen – com certeza o justiceiro de Demacia é um dos maiores, se não o maior, counter de Riven, e a troca contra ele já é um problema desde o nível 1, por isto, para conseguir jogar contra um Garen mesmo que ele tenha pouca experiência, é preciso ter bastante habilidade.

Nesta troca é possível ver dois problemas principais contra Riven, primeiro que Garen tem muito mais sustain e resistência que a campeã, e segundo, que o Q, “Acerto Decisivo”, do campeão inimigo, simplesmente destrói todo o pack de habilidades da Riven.

Isso acontece em função do silence conferido, e como para dar dano a Riven precisa das suas skills, ao ficar sem estas, a campeã acaba por consequência perdendo a troca para o Garen na maioria das vezes.

Quinn – por mais que a Quinn seja bastante papel, afinal é uma atiradora que é utilizada também na rota superior, a Exilada ainda tem a tendência a perder essa troca, por causa das habilidades das Asas de Demacia, que são counters da Riven.

Como acontece normalmente, os champions ranged já possuem uma certa vantagem contra os melee, mas Quinn vai além disso.

A sua habilidade E, “Salto”, pode ser utilizada contra a Exilada quando ela estiver tentando dar engage, assim tomando uma distância de vantagem contra a campeã, e como Riven não possui tanta resistência, e Quinn tem um alto burst, ela acaba perdendo a troca.

Pantheon – escolher a Riven contra um Pantheon, realmente não é uma escolha nada inteligente, para ganhar a troca contra ele nesta lane será necessária muita habilidade.

O pack de habilidades de Pant conta com um stun e escudo, que conseguem facilmente parar a Riven de fazer o seu combo, e, enquanto isto, o campeão aproveita para utilizar de suas outras skills e seu ataque básico para desferir um alto dano contra Riven.

Além disto, a sua habilidade Q, “Atirar Lança”, é ranged, por isso pode ser usada contra Riven como poke, o que pode ser bastante chato na lane.

Considerações Finais

No final das contas, a verdade é que a Exilada é um campeão muito forte, contudo, a sua jogabilidade é realmente difícil, e dominar o seu potencial por completo leva tempo.

Por isso, ao se deparar com champions como os citados que são counters de Riven, e alguns outros campeões com alta resistência e vida, a lane para ela não é nada fácil.

Então, é importante antes de ir para a SoloQ com a campeã, treinar bastante, e ter certeza de que você dominou as habilidades dela, para então conseguir enfrentar inimigos que já dominam seus campeões.

Deixe um comentário