Um dos suportes mais temidos pelos campeões adversários da rota inferior que não possuem escape, definitivamente é o Blitzcrank. O Grande Golem a Vapor possui muita defesa desde o início do jogo, e, caso ele te acerte com o hook, as chances de abate são enormes, sendo um grande problema desde o começo ao final do game.
A passiva de Blitz o concede muita resistência, pois, ao chegar a uma certa porcentagem de sua vida total, o campeão recebe “Barreira de Mana”, que é um escudo gerado baseado na quantidade de mana que ele tiver, que poderá proteger ele de parte do dano recebido por alguns segundos.
Já o seu Q, “Puxão Biônico”, é a habilidade característica de Blitzcrank, ao conjurar a skill, ele lança a sua mão direita na direção alvo, atingindo o primeiro inimigo que encontrar na frente e puxando-o para si, causando dano.
Para jogadores inexperientes pode ser um pouco mais difícil acertar a skill, porque é necessário prever onde o inimigo vai estar quando a mão o alcançar, e, não onde ele está no momento, pois, a tendência de se jogar contra Blitz é se movimentar o máximo possível justamente para evitar ser puxado pelo campeão.
A sua habilidade W, “Turbo”, deve ser usada principalmente na lane para Blitz se aproximar de seus inimigos, pois, ao conjurar a skill, ele recebe velocidade de movimento e de ataque por um período, então, você pode chegar perto o suficiente para garantir que não vai errar o puxão.
Um detalhe importante é que o campeão tem redução da sua velocidade de movimento quando o efeito da skill acaba, portanto, tome cuidado para que seus inimigos não se aproveitem disto para tomar vantagem contra você.
O seu E, “Punho do Poder”, é ideal para ser combado com o Q, pois, ao ativar a habilidade, o seu próximo ataque básico causará dano adicional e arremessará o inimigo atingido ao ar, portanto, é uma habilidade excelente para se usar assim que o adversário for puxado, assim, ele ficará mais tempo ainda sem se movimentar e não poderá fugir de você nem de seu aliado.
O “Campo Estático” de Blitz, quando estiver disponível, faz com que ele passivamente dispare raios em inimigos próximos a ele, causando dano.
E esta ult ainda pode ser conjurada, fazendo com que os oponentes que estiverem em uma área ao redor do campeão sejam silenciados por um curto período e ainda sofram dano, o que é excelente principalmente nas team fights.
Jogar contra um Blitz não é tão difícil assim, basta tomar cuidado com o puxão do campeão, agora, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Blitzcrank.
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Counter fracos contra Blitzcrank
Soraka – a Filha das Estrelas não possui nenhum tipo de escape, portanto, ao usar “Puxão Biônico” nela para combar com seu adc, vocês conseguirão rapidamente burstar a campeã inimiga, com grandes chances de abatê-la.
Outra vantagem desta lane, é que o ideal ao se jogar contra Soraka é focar ela, pois, assim, ela não ficará livre para curar o adc dela se ele estiver com vida baixa, então, hookar a campeã e tirar ela da rota seja através do abate ou deixando ela low life, é a melhor opção para conseguir investir contra o atirador inimigo.
Sona – um pouco parecida com a lane contra Soraka, Sona tampouco possui habilidades para escapar, portanto, o abate nela pode ser realmente fácil.
Para trocar de maneira eficiente, se aproxime dos inimigos com o seu W, para ganhar velocidade de movimento, então, use o E, e daí, quando eles estiverem fugindo, você pode puxa a Sona ou o adc dela, até o nível 6 ela não terá muito o que fazer contra Blitz.
E, após o nível 6, o ideal é conseguir desviar da ult de Sona, e, então, puxar ela durante a conjuração de “Crescendo”, porque a campeã fica parada neste período.
Draven – a sua maior vantagem em relação a Draven é que “Revolução do Machado” mostra exatamente onde cairão os machados do campeão, então, isto é terrível em uma lane contra um Blitz.
Isto porque você pode ficar atento a respeito de onde será o local onde Draven pegará o machado, e ficar esperando para usar “Puxão Biônico” nele, pois, o adversário na maioria das vezes irá para o local indicado, então, você poderá livremente puxar ele, e, mesmo que ele perca a skill para não ser hookado por você, estará em desvantagem de qualquer forma.
Counter fortes contra Blitzcrank
Leona – a lane para Blitz contra Leona é difícil independente do que o campeão faça. Para conseguir ser um suporte efetivo, é necessário que ele use o seu “Puxão Biônico” para hookar você ou seu adc, e qualquer uma das duas opções será uma péssima escolha.
Caso ele puxe você, basta stunar ele assim que chegar próximo ao campeão, e voltar para o seu local original, e, caso ele use o Q em seu adc, você tem a opção de ir até ele com o seu E, “Lâmina Zênite”, e atordoar Blitz, ou pular no atirador dele para usar seu combo nele, em qualquer uma destas opções o engage de Blitzcrank terá sido em vão.
Alistar – parecido com o jogo contra Leona, usar “Puxão Biônico na lane contra Alistar também não é muito inteligente para Blitzcrank.
Se Blitz usar o Q dele para puxar você, basta conjurar Q + W e o engage terá sido praticamente o seu, pois, ele sofrerá muito mais dano e ficará mais próximo de seu adc, fazendo com que vocês tenham até mesmo a possibilidade de abater o campeão.
Outra questão é que, quando Blitz puxar Alistar ou até mesmo o seu atirador, o adc adversário fica livre para que o Minotauro possa combar nele, uma vez que Blitzcrank estará sem habilidades para protege-lo.
Morgana – a lane contra Blitzcrank pode ser fácil, contudo, você deve estar atento para guardar o seu “Escudo Negro”, e saiba usar a habilidade no momento certo para realmente ter vantagens contra o campeão.
O timing certo de usar o E de Morgana para conseguir counterar Blitzcrank é quando ele usar o “Puxão Biônico” dele, seja para atingir você ou algum aliado, assim, você evitará que a skill do campeão seja efetiva.
Considerações finais
Blitzcrank é um excelente suporte, sendo ainda mais efetivo contra campeões que não possuem nenhum tipo de escape, desta forma, você consegue usar o seu “Puxão Biônico” neles, os adversários não terão muito o que fazer.
Durante a lane e nas lutas em equipe, prefira puxar o atirador inimigo ou outros campeões que sejam tão fontes de dano do time adversário quanto ele, pois, desta forma, você garantirá que poderá fazer uma grande diferença na team fight.