Vladimir é um mago que normalmente é utilizado na rota superior ou do meio, ele se torna bastante forte ao longo do jogo por necessitar fazer uma build que mistura muito HP e poder de habilidade, afinal, algumas de suas skills não custam nada para serem conjuradas, já outras, irão retirar um percentual da vida do campeão ao serem usadas.
O que faz essa relaciona bem a quantidade de vida que Vladimir tem com o seu poder de habilidade é a sua passiva, “Pacto Vermelho”, que aumenta o seu AP à medida que o HP dele também é aumentado, e vice-versa.
A sua habilidade Q, “Transfusão”, da a Vlad um pouco de sustain, além de causar dano no inimigo, pois, ao conjurar ela em um alvo inimigo, você poderá roubar parte da vida dele par si, e ainda causar dano.
Sendo que, a skill ainda possui um efeito chamado de “Ímpeto Vermelho”, que é concedido a Vladimir sempre que ele utilizar seu Q duas vezes, então, quando a habilidade estiver disponível novamente, o bônus estará disponível, dando a ele velocidade de movimento e causando dano adicional no inimigo, sendo que o percentual de cura também é maior.
O seu W, “Poça de Sangue”, é uma skill excelente para fugir ou iniciar trocas, sendo muito eficiente, pois, Vladimir mergulha em seu próprio sangue, recebendo uma aceleração breve, e reduzindo a velocidade de inimigos que estiverem sobre ele, além de receber um percentual de cura e causar dano neles.
Já “Maré de Sangue”, seu E, é uma habilidade de dano em área, pois, ao ser conjurada pela primeira vez, o campeão começa a carregar uma espécie de reservatório de sangue, que, ao chegar ao seu limite, ou quando ele ativar a habilidade novamente, Vladimir explodirá todo o sangue em uma região ao seu redor, causando dano nos inimigos atingidos.
Uma dica importante para ser utilizada durante as team fights, ou até mesmo nas trocas da lane, é que você consegue conjurar o seu W enquanto está carregando o sangue do seu E, impedindo que inimigos lhe atinjam durante o processo.
Ao ativar “Hemopraga”, sua habilidade ultimate, Vladimir infecta uma área do mapa próximo a ele, e, inimigos atingidos pela ult sofrerão dano maior que o normal de todas as origens, e, após um período, a praga explodirá, causando dano nos infectados e curando a Vlad um pouco.
Depois de conhecer como são as habilidades do campeão e saber um pouco mais de todo o seu potencial, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Vladimir.
Contents
Counter fracos contra Vladimir
Heimerdinger – o seu maior problema vai ser com as torres do Q dele, é preciso evita-las ao máximo para conseguir se dar bem na lane, mas, a partir do nível 6, a troca se torna mais fácil ainda de ser ganha por você, ainda mais que Heimer é um campeão com pouca defesa e você possui um alto burst.
Quando você for tentar o engage contra o Inventor, tente destruir algumas de suas torres anteriormente para evitar maior dano, e não se esqueça de usar o seu W assim que você tiver utilizado suas habilidades, pois, desta forma, conseguirá evitar o dano de Heimer e as chances de ele conseguir atordoar você são menores.
Fizz – por mais que o Trapaceiro das Marés tenha uma excelente mobilidade, ela pode não ser o suficiente para conseguir parar o Vladimir e impedir que ele se torne um monstro.
No early game, abuse da sua vantagem enquanto campeão ranged, pois, Fizz é melee, então, você consegue utilizar de seus ataques básicos e Q para punir ele sempre, e isto é o ideal, para impedir que Fizz escale no jogo.
Quando ele ultar em você com “Lançar Isca”, espere 1 segundo e conjure “Poça de Sangue”, assim, você vai negar o dano do campeão ao tornar-se inalvejável, e poderá ganhar a troca contra ele.
Veigar – este é um campeão que se torna bastante forte ao longo do jogo ao stackar a passiva dele, “Poder Maligno Fenomenal”, mas, ainda assim, você consegue facilmente ganhar as trocas e a lane contra um Veigar, desde que saiba o momento correto de utilizar suas skills.
Durante o early game, abuse de “Transfusão” contra Veigar sempre quando ele estiver indo para farmar com “Golpe Maligno”, assim, ele terá de escolher entre abater a tropa e desviar do seu poke.
Depois, o seu W é o maior trunfo de Vladimir contra o Pequeno Mestre do Mal, sua vantagem com esta habilidade é que você pode cancelar a ult dele, desde que conjure a skill antes que “Explosão Primordial” te atinja, e, você ainda consegue sair da área de stun criada por “Horizonte de Eventos” de Veigar ao mergulhar em sua poça.
Counter fortes contra Vladimir
Annie – a Criança Sombria é um dos maiores problemas e uma grande ameaça para o Sanguinário Escarlate, afinal, o stun dela faz com que você não consiga fazer praticamente nada durante a lane.
Sempre quando Vladimir tentar se aproximar, e você perceber que ele vai usar “Ímpeto Vermelho” em você, atordoe ele se possível, utilizando seu combo Q + W, o que fará com que a troca não seja nada favorável para ele.
Após o nível 6, espere até depois que Vlad tenha usado “Poça de Sangue”, assim, você poderá ultar e atordoar ele, sem que ele consiga se ver livre assim tão fácil de Tibbers.
Fiora – o dano dela é absurdo contra Vladimir, afinal, você tem que lembrar que por mais que você tenha muita vida, te falta armadura, a menos que tenha comprado algum item para este fim.
Então, durante a lane abuse de usar o seu Q, “Estocada”, para atingir Vlad onde a sua passiva “Dança da Duelista” indicar, porque ele não conseguirá evitar o dano usando “Poça de Sangue”, pois, dificilmente poderá prever o movimento.
Após o nível 6, espere até que ele já tenha usado o W para então ultar com “Desafio Grandiosos”, desta forma, Vladimir não impedirá que você atinja os pontos vitais dele, logo, poderá abatê-lo.
Jax – o começo do jogo pode ser um pouco difícil para o Grão-Mestre das Armas, pois, como Vladimir é um campeão ranged, você deve ter dificuldade de farmar como Jax, então, fique mais safe para não receber tanto dano.
Agora, com o passar do jogo, você pode aproveitar sempre para depois que Vlad usar “Poça de Sangue” para pular nele e iniciar a troca assim que o efeito da skill acabar, assim, ele não conseguirá impedir o seu stun com esta habilidade.
As trocas em si, devem ser fáceis, principalmente quando você conseguir acertar o seu stun e Vlad não tenha o W dele, portanto, não é necessário ter tanto medo na lane, somente no early game que é quando você está em desvantagem em função do range do adversário.
Considerações finais
Vladimir é um campeão bastante forte, que consegue ter um alto burst, mas é um pouco difícil jogar com ele e dominar todas as suas habilidades, portanto, tenha isto em conta e não vá para a SoloQ até ter certeza de que já possui todo o conhecimento e maestria.
Dependendo de contra qual campeão você estiver jogando, é mais inteligente esperar o seu adversário dar o engage enquanto você mantém o poke com seu Q, pois, assim, quando ele vier para cima, é mais fácil para poder ignorar alguma skill usando “Poça de Sangue”.