Na rota superior é bastante comum enfrentar campeões com mais resistência, contudo, a maioria deles costuma ser bastante fracos no início do jogo por não terem dano o suficiente, mas, Rumble é diferente, o campeão possui defesa e ainda tem muito dano mágico.
O yordle com a sua armadura é muito forte, desde o early ao late game, sua maior desvantagem é contra campeões que sejam ranged, neste caso, é melhor esperar até que esteja no nível 6 para que ele tenha mais chances de conseguir o abate.
A passiva de Rumble, “Titã do Ferro Velho”, faz com que ele gere um Aquecimento a cada vez que usar alguma de suas habilidades, e, ao se aquecer a 50%, o campeão estará na considerada Zona de Perigo, que permite que suas habilidades tenham efeitos adicionais.
Ao chegar em 100% de Aquecimento, o campeão estará sobreaquecido, e não poderá conjurar suas habilidades por algum tempo, contudo, receberá dano adicional em seus ataques básicos.
Ativando a sua habilidade Q, “Cospe-Fogo”, Rumble consegue lançar chamas em uma área de cone com sua armadura, que causa dano mágico a todos os inimigos atingidos, e, caso o campeão esteja na Zona de Perigo, vai ser aplicado um dano adicional.
“Escudo de Sucata” é uma ótima habilidade para fugir dos seus inimigos, ou iniciar um engage contra eles, pois, ao ativar o seu W, Rumble recebe um escudo que o protegerá de parte do dano recebido, e, ainda, tem sua velocidade de movimento aumentada por um curto período, sendo que a resistência do escudo e a taxa de aumento de velocidade são maiores caso o yordle já tenha atingido os 50% de Aquecimento.
A sua habilidade E, “Arpão Elétrico”, é excelente principalmente para pokear seus adversários durante a fase de rotas, pois, ao conjurar a skill, você lança um projétil que irá reduzir a velocidade de movimento do inimigo que atingir, além de causar dano, sendo os valores destes efeitos aumentados caso Rumble se encontre na Zona de Perigo.
O R do yordle, “O Equalizador”, é uma skill ultimate muito poderosa, pois, com ela, o campeão dispara em uma região alvo uma série de mísseis em linha reta, que formam uma trilha flamejante, fazendo com que inimigos que estejam no local sofram toneladas de dano por segundo e ainda tenham suas velocidades de movimento reduzidas.
A partir do momento que se conhece melhor as habilidades do campeão, fica mais fácil de se jogar com e contra ele, portanto, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Rumble.
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Counter fracos contra Rumble
Nasus – o Curador das Areias irá ter bastante dificuldade nesta lane desde que você consiga levar corretamente e saber lidar com ele.
O ideal na lane contra o Nasus é usar o máximo possível de seu poke com o E, mas, sem avançar muito a lane, ou seja, você deve somente incomodar o oponente sem puxar os minions para debaixo da torre dele, porque isso implicaria em um farm mais fácil para o adversário, que conseguiria stackar a passiva do Q, “Ataque Sifão”.
Malphite – esta lane é praticamente impossível para o Fragmento do Monólito, porque uma das vantagens dele é a sua habilidade passiva, “Escudo de Granito”, que o concede um escudo sempre que ficar fora de combate, e, se você souber jogar adequadamente, não deixará que isto aconteça.
Use o seu poke constantemente com seu Q e seu E em Malphite para que ele não tenha a passiva regenerada nem tente fazer nada contra você. Caso o oponente conjure “Fragmento Sísmico” em você, rapidamente ative o escudo do seu W e será possível absorver grande parte do dano que lhe seria causado.
Teemo – uma das principais vantagens de Teemo é conseguir desviar dos ataques de seus adversários através do uso do seu Q, “Dardo Ofuscante”, mas, Rumble não terá problemas com esta habilidade, uma vez que o dano de suas skills pode ser suficiente para abater o seu oponente.
Caso você perceba que Teemo conjurou o Q dele em você, conjure o seu W para receber o escudo e negar praticamente todo o dano do campeão, o mesmo pode ser feito para quando você pisar nas armadilhas da ult do oponente, “Armadilha Venenosa”.
Counter fortes contra Rumble
Yorick – o sustain e o dano de Yorick são fortes demais para que Rumble consiga fazer qualquer coisa contra ele, a parte mais difícil vai ser conseguir lidar com o poke do oponente no início do game, mas, se o jogador souber ficar recuado e focar no farm, isto não deve ser um problema.
Nas trocas, os Andarilhos do Pastor de Almas seguramente ficarão no caminho entre Rumble e Yorick, impedindo que o oponente consiga te atingir com “Arpão Elétrico” na maioria das vezes.
Depois, se ele estiver tentando lutar contra você, o seu dano com o dos andarilhos é forte de mais, e, para conseguir fazer uso do Q dele, “Cospe-Fogo”, Rumble precisará ficar bem perto de você, o que fará com que ele receba mais dano ainda.
Darius – na lane contra um Rumble, Darius deve jogar agressivamente no início do jogo, contudo, sempre ficando atrás de suas tropas, para não levar dano de “Arpão Elétrico”, e, o ideal é não puxar muito a wave para a torre do seu adversário, assim você evitará o gank inimigo.
O dano do yordle é inferior ao seu, por isto, é possível que você troque sem medo, porque as chances de você ganhar as lutas são maiores que as dele, somente esteja atento para não puxar Rumble com o seu E, “Apreender”, antes que ele use o W, porque como tal habilidade o concede velocidade de movimento, pode ser que você perca o abate em função disto.
Jayce – a principal vantagem de Jayce contra Rumble é o range superior que ele tem com Canhão de Mercúrio, isto permite que ele abuse de seu poke contra o adversário, sem que ele possa nem chegar perto para lhe causar dano.
Você deve tomar cuidado somente com o “Arpão Elétrico” do oponente, e lembrar-se de usar E + Q nele sempre que possível. E, caso ele se aproxime demais, e você ver que não irá ganhar a troca, simplesmente afaste-o com “Golpe Trovejante”.
Considerações finais
Rumble pode ser uma excelente opção para você que busca um novo campeão para a rota superior porque jogar com ele é extremamente fácil, suas habilidades não exigem muito do jogador, então, será possível que você troque com facilidade contra seus inimigos.
Sempre abuse de seu poke com “Arpão Elétrico” e, se possível, aproxime-se do seu adversário quando você estiver com 100% de Aquecimento, assim, você conseguirá aproveitar todo o seu dano.