Galio Counter – Os melhores champs para ganhar do Galio

Galio é um campeão extremamente tank, e que também é muito forte, fazendo uso principalmente das suas habilidades para conseguir dar dano em seus inimigos. O Colosso normalmente é utilizado na rota do meio, e por possuir muita resistência, é considerado um campeão anti-magos, pois, consegue superar praticamente todos os que enfrenta na lane.

A passiva do campeão permite que ele dê mais dano ainda que passivamente, pois, “Esmagada Colossal” faz com que de tempo em tempo, o próximo ataque de Galio cause dano adicional e em área, o que é excelente principalmente durante a fase de rotas, porque desta forma ele consegue puxar mais a horda de minions para a torre do adversário.

Ao conjurar sua habilidade Q, “Ventos de Guerra”, o campeão dispara rajadas de ventos de cada uma de suas asas, que vão se convergir no local indicado criando um tornado, sendo de que desde o seu trajeto até a formação do tornado em si, o vento criado causa dano nos adversários atingidos.

O W de Galio, “Escudo de Durand”, possui uma passiva que concede a ele um escudo contra dano mágico, sempre quando ele ficar determinado tempo sem sofrer dano, o que já ajuda o campeão nas lanes contra adversário que possuem o dano ap.

E, esta habilidade do Colosso ainda pode ser ativada, fazendo com que, na primeira conjuração, ele entre em uma forma defensiva, recebendo dano tanto mágico quanto físico reduzido, mas, também, tem a sua velocidade de movimento diminuída.

Ao ativar a skill uma segunda vez, Galio irá provocar inimigos que estejam próximos a ele, causando dano e ainda recebendo um pouco mais de resistência.

A habilidade E de Galio, “Soco Justiceiro”, é excelente para dar um engage no inimigo, pois, ao conjurar a skill, o Colosso dará um passo para trás, e, logo em seguida avançará na direção indicada, e, caso atinja algum campeão adversário, este receberá dano mágico e também será arremessado ao ar.

Algo interessante é que os inimigos no caminho de Galio até o local alvo também sofrem dano do campeão quando ele usar o E, mas, caso ele atinja algum terreno em seu trajeto, ele será parado.

A ultimate de Galio é excelente para que ele comesse a dar ganks a partir de seu nível 6 e também para ter maior participação nas team fights, pois, ele pode conjurar a sua ult em um aliado para ter o local onde ele está como ponto de referência, para então, logo em seguida, aterrissar, fazendo com que inimigos na região sejam arremessados ao ar e sofram dano mágico.

Depois de ter conhecido um pouco mais sobre as habilidades do campeão, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Galio.

Counter fracos contra GalioGalio Counter

LeBlanc – para alguns, a Farsante pode parecer uma counter de Galio em função de sua passiva, “Imagem-Espelho”, e a enorme mobilidade que a campeã consegue com o seu W, “Distorção”, porém, a lane não é tão difícil assim de se ganhar.

Durante o início do jogo, você deve tomar cuidado porque o poke de LeBlanc é realmente chato, então, mantenha-se um pouco afastado e foque somente em farmar, usando o seu Q às vezes para retribuir o poke na campeã.

Quando LeBlanc utilizar o “Distorção” em você, não combe nela aí, pois, é provável que a campeã ative a skill novamente para retornar para o local de onde veio, então, basta que você conjure o seu E no local para onde ela voltará, então, conclua o seu combo, deve ser suficiente para conseguir abater ela que não possui muita resistência.

Akali – outra campeã que você consegue counterar facilmente é a Assassina Renegada. Quando ela estiver escondida na “Proteção do Crepúsculo”, você pode ativar o seu W enquanto está no meio da habilidade para conseguir causar dano na campeã de qualquer maneira.

No caso de Akali conseguir acertar “Investida Shuriken” em você, é bem provável que ela vá conjurar a skill novamente para dar o engage, portanto, antes que ela faça isto, basta que você ative “Escudo de Durand”, então, não receberá nenhum dano dela e ainda poderá investir contra a campeã para tentar o abate.

Fizz – na lane contra o Trapaceiro das Marés você deve estar atento porque ele tem bastante mobilidade com suas habilidades, portanto, pode ser difícil para você acertar o seu E ou Q, como exemplo, se as skills de Fizz não estiverem em tempo de recarga.

Contudo, você deve aproveitar exatamente dos momentos em que o Trapaceiro utilizar das habilidades dele para dar o engage, ou seja, quando ele ficar inalvejável por um tempo com “Brincalhão”, você saberá exatamente onde ele vai cair, ou ao menos a região próxima, então, pode usar o seu E no local para conseguir acertar seu combo em cheio no campeão.

Caso ele venha para cima de você com Q + W, não faça nada, porque ele voltará utilizando o E dele, então, ficará sem as habilidades de mobilidade, daí você pode contra-atacar e ter grandes chances de abater o campeão.

Outra vantagem enorme de Galio é quando Fizz ultar em você, pois, é possível que você simplesmente conjure o seu W, “Escudo de Durand”, e ignore grande parte do dano que lhe seria causado pela habilidade.

Counter fortes contra GalioCounter Galio

Yasuo – o maior problema de Galio contra Yasuo é em função da mobilidade do campeão, pois, não terá como o Colosso prever para onde o Imperdoável estará indo usando o seu E, então, fica praticamente impossível que ele acerte suas skills.

A melhor habilidade de Galio para poke é o seu Q, contudo, você pode ativar “Parede de Vento” assim que observar que o campeão conjurou a skill em você, assim, será possível evitar o dano de “Ventos de Guerra”.

Algo importante para Yasuo é deixar o Q dele, “Tempestade de Aço”, sempre preparado para lançar o tornado, assim, caso você perceba que Galio tenha ativado para vir com o E dele em sua direção, basta ativar a habilidade para cima dele que o vento o deterá.

Ziggs – o range de Ziggs é maior que o de Galio, então, é possível fazer com que o campeão sofra bastante durante a lane, e você poderá impedir até mesmo que ele farme corretamente, tornando a lane para o Colosso praticamente impossível.

Durante o early game, abuse do seu Q, , pois, como a habilidade tem um longo range, você conseguirá atingir Galio com frequência, lembrando sempre também de usar a sua passiva, “Pavio Curto”, desta forma, você causará bastante dano no inimigo e o escudo provindo da skill W dele dificilmente será reativado.

Caso você perceba que Galio utilizou o E dele para dar um engage em você, rapidamente conjure “Carga Concentrada” para sair do range do campeão e ele não conseguir te acertar com a skill.

Outra coisa importante é pedir ao seu time para pingar sempre quando Galio ultar, caso você não consiga perceber para onde ele está indo, assim, você poderá tentar conjurar “Bomba Mega Infernal” no local alvo do Colosso, fazendo com que ele e seus companheiros de equipe já fiquem em desvantagem.

Darius – Galio é um campeão melhor contra oponentes AP, e, como Darius além de ser AD, também possui um enorme dano, será um pouco difícil a lane para o Colosso.

Você deve tomar cuidado somente para evitar o dano do Q de Galio, fora isto, fique farmando e use seu Q + ataque básico sempre que possível para pokear o campeão, e, sempre quando o oponente vier com E para trocar com você, enfrente-o, e, quando ele estiver tentando fugir, utilize o seu E, “Apreender”, para puxá-lo novamente e ganhar a troca.

Considerações finais

Galio é um excelente campeão que pode ser usado tanto na rota do meio, quanto no top, e jogar com ele não é tão difícil, uma vez que suas habilidades são simples e fáceis de serem aprendidas, então, não será complicado usar todo o potencial do Colosso.

Você deve estar atento ao seu adversário sempre que possível, pois, no caso de se tratar de um campeão oponente com muita mobilidade na lane, não é recomendado dar engage nele até que suas habilidades estejam em tempo de recarga, pois, desta forma, ele não conseguirá fugir de seu dano.

Deixe um comentário