O Fizz é um campeão popular na rota do meio, com dano ap, alto burst, e um pack de habilidades que simplesmente stompam a maioria dos seus inimigos, tendo sua principal função como a de assassino, aquele que entra na team fight para acabar com os campeões papéis em segundos.
Este é um campeão conhecido como o Trapaceiro das Marés, e este nome não é em vão, as habilidades de Fizz o concedem muita mobilidade e agilidade, por isto, acompanhar ele pode não ser uma tarefa muito fácil para seus inimigos.
A passiva de Fizz pode não parecer tão útil, porque o permite não colidir com unidades e receber menos dano físico de ataque básico, mas às vezes os minions podem alterar a rota do campeão na lane, e milésimos de segundos no LOL fazem a diferença, então essa é sim uma habilidade passiva bem útil.
Uma de suas habilidades que lhe dão maior poder de movimentação é o seu Q, Ataque do Ouriço, com o qual Fizz pula em direção a um alvo inimigo e lhe causa dano mágico, sendo que também ativa efeitos de contato com os inimigos pelos quais ele passar.
O seu W é realmente uma grande fonte de dano e tem a passiva, que causa sangramento por um período aos alvos que Fizz der seu ataque básico, e ao ativar a habilidade, o próximo hit terá dano mágico adicional, e seus próximos ataques estarão fortalecidos por um tempo.
Além disso, é possível ativar o W e garantir melhor o seu farm, pois, ao abater um alvo com a habilidade, a quantidade de mana gastada é restituída assim como o tempo de recarga, então fica mais fácil abater as tropas.
A habilidade que garante uma maior defesa para Fizz é o seu E, Trapaceiro, com a qual Fizz dá cambalhotas no ar, sendo possível ativar novamente para que ao invés de cair, ele dê outra mais, e ao finalmente atingir o chão ele causa dano mágico aos campeões próximos.
Se ativar somente uma vez a skill “Trapaceiro”, Fizz não irá causar dano algum, ficando somente inalvejável por alguns segundos.
E a sua habilidade ultimate, “Lançar Isca”, é perfeita para aquele combo, pois, com ela, Fizz arremessa um peixe na direção indicada, reduzindo a velocidade de movimento do campeão inimigo, e após algum tempo, emerge um tubarão que causa dano mágico e diminui a velocidade de movimento de todos os inimigos próximos.
De fato, counterar o Fizz não é nem um pouco fácil, portanto, analise abaixo, quem ele countera e quais são os seus counters.
Contents
Counter fracos contra Fizz
Karthus – este é um matchup bastante chato, porque Karthus é um champion ranged e com muito poke, contudo, ainda é bastante fácil para o Fizz, basta ter cautela e um pouco de noção de jogo.
Porém, enquanto aos pokes, Fizz ainda tem uma vantagem que é a sua passiva que o permite não colidir com unidades, podendo, assim, desviar com mais facilidade e rapidez do Q de Karthus, Devastar.
E no que diz respeito à ult do inimigo, Réquiem, basta Fizz esperar pouco antes que termine o seu tempo de carregamento e utilizar o seu E, para conseguir evitar o dano de tal habilidade ultimate.
Twisted Fate – o Mestre das Cartas pode não aparentar ter um pack de habilidades tão forte, mas ainda assim ele consegue ser bastante poderoso, ainda mais se puder se escalar bem no jogo.
A vantagem de Fizz é poder counterar o W de Twisted Fate, “Escolha uma Carta”, com o seu E, que o torna inalvejável. Desse modo, é possível impedir que TF o stune ou cause um dano maior.
Outro ponto importante é que a tubarão da ulltimate de Fizz, segue o TF, quando ele usar a ult, “Destino”, portanto, pode-se aproveitar disto ao vê-lo ultando, assim sua ult o acompanhará para onde ele esteja indo.
Veigar – uma das maiores vantagens do Pequeno Mestre do Mal é sua habilidade E, “Horizonte de Eventos”, que consegue aprisionar o inimigo em um espaço, e caso ele toque na parede criada pela skill, ele será stunado.
Por isto, Fizz, com sua habilidade “Trapaceiro”, consegue facilmente escapar do aprisionamento criado por Veigar
Mas, seu cuidado maior, a medida que avança o game, é usar da sua skill E para evitar principalmente a ult de Veigar, portanto, guardar sua habilidade para isto é inteligente, lembrando sempre de estar atento para não ser stunado, pois, neste caso, é bem provável que você morra.
Counter fortes contra Fizz
Ryze – a maior dificuldade contra o Ryze, é que dificilmente Fizz irá conseguir evitar as habilidades do oponente com a sua habilidade E, por isto ele recebe mais dano e acaba perdendo mais as trocas.
É possível utilizar o Q, “Sobrecarregar”, do Ryze quando Fizz tentar se aproximar também com o seu Q, o que ajuda o Mago Rúnico a dar mais dano em seu adversário.
E, uma das vantagens de Fizz, é sua grande mobilidade, contudo, usar a “Prisão de Runa”, W de Ryze, ajuda a impedir que o oponente se movimente tanto, assim ajudando-o a ganhar a troca.
Lissandra – este é um matchup quase impossível para o Fizz desde o early game, portanto, se o peixe quiser ganhar um jogo contra Lissandra, irá precisar de muita ajuda, enquanto a Bruxa Gélida não precisará fazer muito esforço.
O segredo do early game é evitar que Fizz nem sequer se aproxime dos minions, utilizando de seu E, “Caminho Glacial”, e seu Q, “Estilhaço de Gelo”, sempre, para pokear ele e o impedir de farmar, assim, já te garantindo uma vantagem no jogo.
E, a sua ultimate, “Túmulo Congelado”, pode ter tanto a função de proteger a si mesma da ult do Fizz, quanto aprisiona-lo para que ele não use suas habilidades por alguns segundos e possa até ser abatido.
Mordekaiser – este é definitivamente um dos campeões mais fortes que podem jogar na rota do meio, se a pessoa não souber jogar bem e conseguir evitar que ele controle o jogo, perderá facilmente.
E, o que acontece que o faz ser um counter do Fizz, é que nessa lane o Trapaceiro perde a troca desde o level 1, e sua skill que o pode ajudar a fugir e evitar habilidades não adianta nada contra o Mordekaiser, portanto, este é um matchup nada fácil.
O ideal para que o Ravenã de Ferro consiga ganhar o jogo é puxar a lane o máximo possível para a torre de Fizz, impedindo, dessa maneira, que ele farme bem.
Considerações Finais
O peixe trapaceiro realmente é o terror da rota do meio, enganando o campeão adversário e perdendo nas trapaças somente para LeBlanc, a Farsante.
Este não é um campeão difícil de se jogar, e como ele possui alto burst, pode ser ideal para ser usado contra champions como Lux e Katarina, que podem ser facilmente mortos devido a sua pouca defesa.
No entanto, é recomendado ter bastante cuidado no uso das habilidades de mobilidade, pois, ao mesmo tempo, que podem ser utilizadas para dar um engage no inimigo, também são excelentes para o escape.