A Ahri, conhecida como A Raposa de Nove Caudas, é uma maga que é normalmente utilizada pela rota do meio do jogo, e depende principalmente de suas habilidades para conseguir causar dano em seus inimigos.
A campeã tem bastante mobilidade ao atingir o nível 6 em função da sua habilidade ultimate, “Ímpeto Espiritual”, que a permite avançar até 3 vezes na direção do cursor do mouse, e caso esteja próxima a inimigos, serão também atirados raios de essência que irão causar dano, a cada vez que Ahri avançar com a ult.
Sua passiva, “Graciosidade Vastaya”, também ajuda bastante Ahri no que diz respeito a locomover-se com mais facilidade, pois, quando ela atinge 2 vezes um campeão em um curto período, ela receberá uma velocidade de movimento por um período.
O seu Q, “Orbe da Ilusão”, além de causar bastante dano tanto na ida, quanto na volta, pois, seu orbe é lançado a uma certa distância e depois retorna para ela, essa skill também garante sustain, isto porque após uma certa quantidade de acertos, a próxima vez que Ahri acertar seu orbe ela terá uma restauração em sua vida.
E, a sua habilidade localizada no W, “Fogo de Raposa”, é excelente para causar dano em seus inimigos durante uma luta, pois, Ahri libera três fogos que atingem seus adversários próximos, e, também, pode ser utilizada para conseguir um bom clear wave durante o early game, e, se caso houver um campeão inimigo próximo, o ataque a ele será priorizado, e não nos minions.
Sua habilidade que é excelente para um bom engage é o seu E, “Encanto”, que faz com que o campeão inimigo atingido sofra dano e caminhe inofensivamente em sua direção, e, durante 5 segundos, ele ficará vulnerável, e receberá 20% a mais de dano das skills da Raposa.
Com este excelente pack de skills e essa incrível mobilidade não é fácil ganhar o jogo contra a Raposa de Nove Caudas, sendo assim, leia abaixo quem ela countera, e consegue jogar facilmente contra, e quais são os counters da Ahri.
Contents
Counter fracos contra Ahri
Karthus – esta é uma lane bastante fácil para a Ahri, pois, Karthus é um champion sem muita mobilidade e com pouca capacidade de defesa, portanto, o alto burst e fácil engage da campeã, podem facilmente derrotar a Voz Mortal.
No começo do jogo, o ideal é permanecer próximo aos seus minions, porque o dano do Q, “Devastar” de Karthus, é diminuído ao atingir mais de um alvo.
E, ao tentar uma troca com Karthus, tome cuidado para ficar fora do E dele, “Perverter”, uma vez que as suas habilidades conseguirão atingir o campeão mesmo com tal distanciamento.
Azir – antes do nível 6 da Ahri, Azir será realmente um problema, porque é um campeão com muito harass, por isso pode conseguir te tirar fácil da lane com as suas habilidades que são bem chatas, e você não irá farmar se não tiver cuidado.
Mas, ao obter sua ult, a situação muda de figura, porque Azir tem bastante dificuldade contra campeões com mobilidade por não conseguir muito bem aproveitar de suas habilidades.
Porém, tome cuidado com a ultimate do Imperador das Areias, “Decreto do Imperador”, pois, a Ahri não consegue passar por ela com a ult.
Orianna – pode não parecer tão fácil lutar contra esta Donzela Mecânica, porque além de ela ter proteção com o escudo do seu E, “Comando: Proteger”, ela ainda consegue um pouco de velocidade de movimento ao utilizar seu W em si mesma, “Comando: Dissonância”.
No entanto, a habilidade ultimate da Ahri, se utilizada no momento correto, consegue facilmente fugir de skills da Ori, como sua própria ultimate, “Comando: Onda de Choque” e seu Q, “Comando: Atacar”.
Por esta vantagem, Ahri deve estar sempre atenta aos movimentos feitos por Orianna, e saber aproveitar o tempo adequado de conseguir dar seu engage, lembrando que no early game as trocas são desfavoráveis, a menos que a Raposa consiga acertar o seu E.
Counter fortes contra Ahri
LeBlanc – “Pra lá, pra cá, pra lá, onde você está?”, a Farsante é uma campeã realmente muito difícil de se jogar contra, pois, seu pack de habilidades favorece para deixar os inimigos um pouco confusos em relação as suas jogadas.
O melhor trunfo de LeBlanc contra Ahri é o seu W, “Distorção”, que a faz avançar a um ponto do mapa próximo a ela, também causando dano, e desse modo consegue impedir a tentativa de engage da Ahri com o “Encanto”.
Lembrando que durante a fase de rotas é recomendado utilizar o W saindo de perto dos minions, assim, se você o ativar novamente e voltar para sua posição inicial, Ahri não conseguirá te atingir com seu E.
Diana – esta troca pode parecer desfavorável para a Diana no early game, e realmente é, contudo, ela pode fazer uso de seu Q, “Golpe Crescente”, como poke, e o seu W, “Cascata Lívida”, como uma forma de evitar muito dano ao farmar.
Já ao atingir o nível 6 a coisa muda de figura, pois, Diana ganha mais poder de mobilidade com sua ult, “Zênite Lunar”, e assim consegue dar ótimos engages em Ahri.
O importante desta ult é lembrar-se que enquanto a Diana conta com 2 avanços, Ahri possui 3, para qualquer direção que o seu cursor apontar, portanto, é preciso estar seguro da troca e somente utilizar seu segundo avanço quando Ahri ativar sua ult pela última vez.
Yasuo – ir contra um Yasuo sendo uma Ahri é difícil desde o início ao fim do jogo, por mais que ela seja ranged e ele não, o campeão possui muita habilidade e muito dano, o que dificulta até mesmo o farm da campeã.
E, outro ponto negativo no matchup, são as skills da Ahri, que podem ser facilmente paradas com a “Parede de Vento” do Yasuo, sendo possível, assim, evitar os combos da campeã desde o início, ao fim do jogo. Sendo que também é possível fugir dos engages através dos minions, usando a skill E, “Espada ágil”.
Considerações finais
A Raposa de Nove Caudas é uma campeã excelente, com o único defeito de depender muito das suas habilidades, por isto, o custo de mana, tanto para dar combos, quanto no early game, é realmente alto, o que pode dificultar um pouco.
Mas, o seu alto burst, e sua incrível mobilidade, fazem da campeã realmente muito forte, conseguindo entrar em uma tf e tirar algum campeão inimigo da luta rapidamente com seu pack de habilidades.
Ainda assim, é necessária prática, pois, a maior parte do dano da Ahri vem de seu combo, por esta razão, sem ter a sua disposição o seu E+Q, as coisas podem ficar realmente difíceis.