Azir é um mago que possui muito dano já no início do jogo, suas skills são perfeitas para puxar a lane de forma rápida e conseguir dar bastante dano com seu poke insano em seus adversários, portanto, o campeão pode ser uma ótima escolha para você.
O “Legado de Shurima”, habilidade passiva do Imperador das Areias, se torna muito eficiente à medida que avança o jogo, pois, com ela o campeão poderá invocar o Disco Solar no lugar onde antes ficava uma torre aliada ou inimiga, o que é perfeito para impedir os seus inimigos de avançar, pois, você literalmente recria uma torre com a passiva.
Ele pode ativar seu Q, “Areias da Conquista” em uma direção alvo para fazer com que os seus Soldados de Areia se dirijam ao local indicado, causando dano em todos os inimigos que forem atravessados e ainda aplicando efeitos de redução da velocidade de movimento. Aqueles que forem atingidos por mais de um Soldado não receberão dano adicional, contudo, terão o slow reiniciado.
Sua habilidade W, “Surja!”, permite que Azir passivamente receba velocidade de ataque adicional. Conjurar a skill faz com que o campeão invoque um Soldado de Areia, que substituirá o ataque básico dele em inimigos que estejam em seu raio de alcance. Caso o Imperador tenha 3 Soldados ou mais no campo de batalha, ele irá ganhar mais velocidade de ataque ainda por um curto período.
Ao conjurar “Areias Oscilantes”, Azir receberá um escudo e rapidamente avançará no sentido de um de seus Soldados de Areia, causando dano em todos os inimigos atingidos, sendo que, caso tenha algum campeão adversário em seu caminho, ele terá sua movimentação interrompida e, imediatamente, terá à sua disposição um novo Soldado de Areia, o que é interessante principalmente na hora das trocas.
A habilidade ultimate do campeão, “Decreto do Imperador”, faz com que ele crie uma parede de soldados que marcharão em uma direção indicada, o que empurra todos os inimigos em seu caminho e ainda lhes causa dano.
A parede ainda permanecerá ativa por alguns segundos, contudo, os Soldados de Areia dela não tem o mesmo tipo de interação que aqueles invocados pelo seu W, mas, eles impedem que inimigos possam cruzar o caminho deles, o que não é válido para Azir e seus aliados, que podem atravessar livremente.
Agora que você conhece um pouco melhor a respeito das habilidades do Imperador das Areias, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Azir.
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Counter fracos contra Azir
Anivia – pode ser que você não consiga solar a Criofênix durante a lane, a menos que ela realmente te dê chances para tanto, porque isto será um pouco difícil em função da passiva da oponente.
Contudo, mesmo sem poder abater Anivia tão facilmente, você pode counterar ela, primeiro usando as suas habilidades para puxar ao máximo a lane, daí ela não conseguirá farmar muito bem, então, com um mid laner já enfraquecida, dê roaming para ajudar seus aliados e tornar as outras lanes inimigas impotentes também.
Karthus – o inimigo no início do jogo irá abusar de “Devastar”, sua habilidade Q, para tentar pokear você, então, ficar um pouco afastado e desviar da skill prevenirá que Karthus possa tirar muito dano de você.
O adversário possui um range realmente baixo, então, desde que você fique um pouco afastado, poderá manter ele longe usando muito de seu poke para que ele nem chegue perto de você para não ser abatido, caso ele chegue muito perto você pode usar o seu E para se manter distante do campeão.
Annie – você deve aproveitar do seu range superior ao de Annie no início do jogo, então, pokear a campeã o máximo possível e tentar negar o farm dela, assim, ela não conseguirá escalar bem e será menos eficiente após o nível 6.
O maior trunfo de Annie após ela aprender a ultimate dela está em flashar + ultar para atordoar seus inimigos e eliminar eles, então, a partir do nível 6 tome cuidado com este combo dela, e tente tomar vantagem antes deste estágio do jogo para que ela não seja uma ameaça tão grande.
Counter fortes contra Azir
Ahri – antes do nível 6 tome cuidado com o poke de Azir e use seu Q, “Orbe da Ilusão”, para também tirar algum dano do campeão, e se tiver a oportunidade para combar nele faça isto, uma vez que o oponente não é tão resistente então sofrerá bastante dano.
Depois que Ahri aprender “Ímpeto Espiritual” a vantagem dela contra Azir aumenta consideravelmente, uma vez que ela terá muita mobilidade com a sua ult, então, nem mesmo “Decreto do Imperador” poderá impedir a Raposa de chegar perto de você.
Kassadin – tome cuidado com Azir no early game porque o poke do campeão é insano, então, se você não ficar um pouco recuado, poderá até ser abatido já nos níveis iniciais, por isto foque em farmar e esteja atento às skills do oponente.
Depois que você alcançar o nível 6, a troca não vai mais ser tão difícil, uma vez que com “Caminhar na Fenda” a sua disposição você ganha muita mobilidade, e pode chegar em Azir para burstar o oponente sem muita dificuldade, e a ult do adversário não será um problema para você.
LeBlanc – tente manter a pressão do jogo no early game, mesmo que Azir vá tentar pokear você muito, se mantenha longe o suficiente dele para evitar seu dano, mas puxe a lane o máximo possível, caso contrário, ele o fará e você terá dificuldades para farmar debaixo da torre.
Tente pokear Azir também, assim o campeão ficará mais recuado e não tentará um all-in em você. Após o nível 6, um combo seu deve ser suficiente para conseguir abater o Imperador das Areias, então, tente acertar “Correntes Etéreas” nele e vá para cima do oponente, uma vez que nem mesmo a ult dele poderá impedir você.
Considerações finais
Azir é um campeão extremamente forte, que possui um poke insano no early game e pode usar as suas skills para tornar a lane de seu inimigo muito difícil, sendo quase impossível para que ele farme, então, use bem as suas habilidades que podem fazer a diferença no começo do jogo.
Por mais que você seja muito forte, Azir também é um campeão pouco resistente, então, tome cuidado porque alguns oponentes podem conseguir abater você em questão de segundos.