Tristana Counter – Os melhores champs para ganhar do Tristana

A Tristana é uma campeã que é normalmente utilizada na função de atirador, pela rota inferior. Com um pack de habilidades consideradas fáceis de aprender, ela é uma das preferências dos jogadores iniciantes que se aventuram a jogar como ad carry.

A atiradora é considerada um campeão hyper carry, que se conseguir tirar alguma vantagem na rota no começo game, e farmar bem, se escalará muito bem ao longo do jogo tendo alta capacidade de abater seus inimigos e levar torres.

Este fato acontece em função da sua habilidade E, “Carga Explosiva”, que pode ser utilizada em torres inimigas, e uma Tristana forte no final do jogo com essa skill, chega facilmente ao Nexus para destruí-lo.

Além do seu E, em seu pack de habilidades Trist ainda conta com seu Q, “Tiro Rápido”, que tem a função de aumentar a velocidade de ataque da campeã ao ser ativado.

Ou seja, além de causar um dano imenso às construções inimigas, campeões e monstros, a atiradora ainda consegue aumentar a velocidade com que ataca em até 110%, durante 7 segundos, no último nível de evolução da habilidade.

E a Trist ainda é uma campeã mais segura para se escolher, pois conta com o seu W, “Salto-foguete”, que lhe permite saltar de sua posição atual para o local desejado, o que pode ajudar tanto a fugir de inimigos quanto se aproximar deles para uma investida.

Outro auxiliar tanto em sua defesa, quanto em seu ataque é sua ultimate, “Tiro Destruidor”, que empurra seus inimigos para trás, podendo utilizar a habilidade como uma maneira de finalizar com o adversário, ou simplesmente escapar dele.

Counter fracos contra TristanaTristana Counter

Miss Fortune – a Tristana é uma das maiores counters da caçadora de recompensas, Miss Fortune. Isso acontece em função de algumas skills da Trist:

Passiva – A passiva da Tristana confere a ela um aumento do seu range a cada nível, o que faz com que o alcance de seu ataque básico já seja maior que o de Miss, já no nível 2.

Salto-foguete(W) – Miss Fortune não possui nenhum tipo de escape, portanto, investir contra a campeã com esta skill, é uma ótima forma de garantir o abate, pois, só resta a ela usar o flash para tentar fugir, e na ausência de tal feitiço, ela não tem chances contra Trist. Além disto, seu W também pode ser utilizado para escapar do range da ultimate da MF, assim você não receberá todo o dano.

Tiro Destruidor(R) – A habilidade ultimate da Tristana pode ser utilizada para atirar Miss Fortune para longe quando ela tentar ultar, cancelado assim a ult da MF.

Em termos gerais, para a MF conseguir atirar na Trist, ou usar a sua habilidade “Dois por um”(Q), diretamente nela, será necessário aproximar-se a uma distância na qual o range da yordle já vai ser superior ao da caçadora de recompensas, que levará bastante dano antes de tocar em Tristana.

Vayne – primeiramente, é inegável que Tristana já tem uma vantagem enorme na lane por possuir um range maior do que o de Vayne, em função de sua passiva, o que faz com que a campeã sofra com o poke da yordle antes mesmo de conseguir atingi-la.

Contudo, a lane pode até parecer fácil, mas não é para tanto. Assim como a Tristana, Vayne também é um campeão considerado hyper carry, portanto, mesmo que esteja sendo punida, se a caçadora noturna conseguir farmar bem, late game é dela.

Portanto, counterar Vayne de Tristana é fácil desde que você saiba farmar bem, e puni-la o suficiente para que o seu farm supere o dela, e ela não consiga escalar tão bem no jogo.

Varus – outro matchup bom para a Trist é contra o Varus, uma vez que o campeão não tem escape, então o early game se faz fácil em função disso, e dependendo da sua composição e da comp inimiga, abusar do seu poder inicial é o melhor a se fazer contra ele.

Além disso, é possível utilizar o seu R para atirá-lo para longe e afastá-lo da team fight, como exemplo, e também utilizar o seu W para impedir que o enraizamento da ult do campeão possa te atingir.

Counter fortes contra TristanaCounter Tristana

Corki – este campeão é definitivamente um problema para Tristana, pois suas habilidades conseguem se equiparar e superar as da yordle.

Tentar fugir do Corki não será uma opção para Trist, uma vez que a habilidade ultimate dele tem um range maior do que o “Salto-foguete” dela, portanto, é possível para o bombardeiro ousado prever o local de aterrisagem da atiradora, e atingi-la de qualquer maneira.

Corki ainda pode avançar a lane no início do jogo, puxando os minions para debaixo da torre inimiga, o que será um problema para o farm da Tristana.

Se caso a yordle ainda ousar atacar Corki, ele consegue se sair muito bem com seu combo de habilidades, por ter um burst muito maior do que o de Tristana.

Usar o poke com sua ult para punir Trist também é uma estratégia inteligente.

Draven – para a Tristana e para muitos outros atiradores, este é um matchup difícil, pois, Draven possui um dano absurdo, portanto, ele só precisa tomar um pouco de vantagem na lane e saber usar bem do seu pacote de habilidades que é vitória certa.

Contra a Trist especificamente, Draven consegue anular o Salto-foguete dela se conseguir acertar o seu “Sai da frente” (E) na campeã, o que já deixa a yordle sem mobilidade por um bom tempo, perfeito para uma tentativa de abate.

Sivir – por mais que seu range seja inferior ao da Tristana ao longo do game, Sivir ainda consegue counterar a yordle em função da sua habilidade E, “Escudo de Feitiço, que, além de bloquear uma skill inimiga, ainda confere mana à campeã.

Com tal habilidade acaba sendo simples para Sivir counterar a Tristana, uma vez que todas as habilidades da garota foguete têm animação, fazendo assim muito mais fácil para a mestra da batalha bloquear as skills da yordle.

Considerações finais

Agora, conhecendo um pouco mais o poder de dano da Tristana, e também quais campões a counteram ou ela consegue counterar, é mais fácil perceber que se trata de uma campeã de jogabilidade simples e com altas chances de vitória.

Com essa dificuldade baixa, Trist acaba se tornando uma excelente campeã para SoloQ, uma vez que não demorará tanto tempo para maximizar suas habilidades com a yordle, como acontece com alguém que tenta ser main Yasuo, como exemplo.

Portanto, basta investir em farmar bem e conhecer melhor o campeão adversário e suas habilidades para saber a hora correta de dar o engage, que é GG na certa!

Deixe um comentário