Uma campeã bastante forte e versátil em função das suas múltiplas habilidades que não se vê muito na SoloQ em elos mais baixos é a Rek’Sai, ainda que o seu pack de skills seja excelente e ela consiga se dar muito bem na rota da selva, com ganks bastante efetivos.
Algo importante a se dizer sobre Rek’Sai é que ela possui a sua habilidade W, “Escavar/Emergir”, que permite que ela fique acima do solo, ou abaixo dele, quando a campeã ativa a skill para “Emergir”, ela ainda causa dano aos inimigos que estiverem na região e o mais próximo será arremessado ao ar, sendo os outros empurrados.
O interessante destas duas formas de se poder usar a campeã, seja ele emergida ou escavada, é que ela recebe novas habilidades quando estiver sob a terra, e ainda ganha “Senso de Tremor”, que faz com que ela perceba inimigos que estiverem na névoa de guerra próximos a ela, revelando a posição deles tanto para Rek’Sai quanto para seus aliados.
Contudo, esta versatilidade também tem suas desvantagens, pois, quando escavada ela tem o seu alcance de visão reduzido e não pode fazer uso de seus ataques básicos.
A passiva da Escavadora do Vazio, “Fúria dos Xer’Sai”, faz com que durante o tempo em que ela estiver emergida, a campeã gere fúria através do uso de seus ataques básicos e habilidades, e, quando ela escavar e for para o subsolo, essa fúria será consumida fazendo com que ela seja um pouco curada.
Usar “Ira da Rainha”, sua habilidade Q quando está emergida, Rek’Sai recebe dano físico adicional para seus próximos ataques, enquanto se estiver escavada, a campeã lançará uma rajada de terra com “Sondar Presas” na direção alvo, que causará dano ao primeiro oponente atingido e revelará inimigos não furtivos por um curto período.
Andando sobre o solo, Rek’Sai pode usar o seu E para dar uma “Mordida Feroz”, que faz com que ela morda o alvo e cause dano, sendo que, se a campeã estiver com o acúmulo máximo de fúria, será causado dano verdadeiro adicional.
Se a campeã estiver sob a terra, seu E, “Túnel”, poderá ser usado para criar uma passagem com uma entrada e uma saída, pelo qual ela avança e pode até utilizar depois, uma vez que seus túneis duram bastante tempo, contudo, podem ser destruídos por seus inimigos.
A “Investida do Vazio”, a habilidade ultimate de Rek’Sai, possui uma passiva que faz com que os inimigos que tenham sido atingidos por seus ataques básicos sejam marcados por ela, e, conjurar o R, permite que ela se enterre e vá em direção a um alvo marcado, e, pouco depois, ela emerge no campeão selecionado causando dano físico que aumenta conforme a vida perdida do adversário.
Visto que a Escavadora do Vazio é uma campeã bastante forte, e com alto potencial de dano, confira abaixo quem ela countera e quais são os counters de Rek’Sai.
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Counter fracos contra Rek’Sai
Fiddlesticks – uma das principais vantagens de Rek’Sai contra Fiddle se da quando ela está enterrada, pois, por receber “Senso de Tremor”, a campeã saberá caso o oponente se encontre perto, o que é bastante eficiente, uma vez que o Mensageiro da Morte sempre fica escondido antes de entrar na luta com sua ult.
A Escavadora do Vazio ainda tem a vantagem de conseguir usar sua ult como gap closer para pular em Fiddle mesmo depois que ele tenha usado as skills dele para afastá-la, então, o campeão dificilmente conseguirá fugir da troca contra Rek’Sai.
Vi – antes do nível 6, caso Vi tente trocar com você, saiba que uma das principais fontes de dano da campeã é o Q dela, “Quebra-Cofres”, e você pode evitar ser atingido pela skill utilizando o seu E, então, isto já faz com que ela tenha menos vantagens na troca.
A partir do momento que Vi for tentar ultar em Rek’Sai, se você tiver já atingido a campeã com algum dano antes dela conjurar “Saque e Enterrada”, imediatamente utilize a sua ult, pois, isto fará com que você negue a ult da Defensora de Piltover.
Nidalee – no jogo contra Nidalee, Rek’Sai deve ter mais vantagem que ela no início do game, contudo, para isto é necessário que você inicie as trocas contra ela, pois, no caso de ela já dar engage com “Arremessar Lança”, pode ser que você perca a luta.
Portanto, force as lutas contra Nidalee, e, a partir do nível 6, mesmo que ela tente fugir de você, não conseguirá, pois, bastará você ultar nela para evitar que ela fuja e conseguir o abate.
Counter fortes contra Rek’Sai
Kindred – a maior vantagem dos Caçadores Eternos contra Rek’Sai desde o início do jogo é que eles são ranged, enquanto a adversária é melee, e podem usar facilmente do Q, “Dança de Flechas”, para conseguir caitar melhor a oponente.
Espere até que Rek’Sai use o E dela para se aproximar, então conjure seu Q para conseguir caitar ela mais facilmente, e antes de o nível 6 isto deve ser suficiente para poder evitar que ela consiga abater vocês. Sem contar que os Kindred podem usar o E para reduzir a velocidade do alvo e impedir que ela chegue até eles.
Shyvana – Rek’Sai simplesmente não tem o que fazer contra Shyvana, já no início do jogo, o dano da campeã é superior ao seu, portanto, será praticamente impossível conseguir ganhar alguma troca contra ela.
Após o nível 6, espere até que Rek’Sai inicie a troca contra você, então, conjure “Descida do Dragão”, é improvável que a Escavadora continuará tentando lutar contra você, e Shyvana facilmente poderá vencer a batalha.
Graves – além de ser ranged, as skills de Graves também o ajudam a facilmente conseguir counterar Rek’Sai.
Quando a campeã usar o E para se aproximar, conjure “Cortina de Fumaça” onde ela sair do túnel, e, então, utilize “Saque Rápido” para se afastar de Rek’Sai, e daí basta ativar “Fim da Linha” e começar a caitar ela.
Considerações finais
Rek’Sai é uma campeã interessante de se jogar, e, como é pouco utilizada na SoloQ ao menos dos elos mais baixos, pode ser uma ótima escolha para você, já que dificilmente vão saber te counterar.
Saiba aproveitar bem das skills da campeã e durante a team fight, lembre-se de ultar em quem realmente tem impacto em relação a dano no time adversário, ou seja, um atirador ou assassino, assim, você ajudará a sua equipe de maneira mais eficiente.