Olaf é um lutador da rota superior que faz uso principalmente de seus ataques básicos para poder eliminar seus inimigos, e, ao combiná-los com suas habilidades, o campeão se torna extremamente forte, ao conseguir escalar bem no jogo você poderá se tornar um monstro no late game.
As trocas mais longas com o campeão são favoráveis para ele principalmente em função da sua passiva, “Fúria Berserker”, que aumenta a velocidade de ataque dele à medida que sua vida estiver sendo removida, o que é um excelente buff para quando você estiver lutando com outros campeões que não possuem um alto burst.
Sua habilidade Q, “Ressaca”, é ótima principalmente para o poke no início do jogo, pois, Olaf pode conjurar ela em uma direção para arremessar um machado que causará dano e aplicará lentidão a todos os inimigos que atravessar, sendo que ele ainda consegue apanhar a arma para fazer com que o tempo de recarga da skill seja diminuído.
Ativar o seu W, “Golpes Nefastos”, faz com que a velocidade de ataque de Olaf seja aumentada, assim como o seu roubo de vida, e as curas que forem aplicadas no campeão ainda poderão ser aumentadas dependendo da quantidade de vida que ele tiver perdido. Estes são excelentes atributos que ajudarão o campeão a ter um enorme sustain em trocas mais longas.
Ao conjurar “Balanço Temerário”, seu E, em um inimigo, Olaf dará um golpe tão forte que causará dano verdadeiro no alvo, e isto também fará com que ele perca parte de sua vida, contudo, se o adversário atingido pela habilidade for abatido, o campeão receberá de volta o custo de vida da habilidade. Um detalhe importante para a luta é que os ataques básicos do Berserker farão com que ele tenha o tempo de recarga de seu E reduzido.
“Ragnarok”, sua habilidade ultimate, possui um efeito passivo que dá armadura e resistência mágica a Olaf, e a skill ainda pode ser ativada, o que removerá todos os desarmes que tiverem nele e o tornará imune a eles enquanto durar o efeito do R.
Durante o tempo da ult Olaf também receberá velocidade de movimento quando estiver indo em direção a seus inimigos, e ele perderá neste período parte da passiva de “Ragnarok”, contudo, ganhará uma quantidade de dano de ataque.
A partir das habilidades do Berserker é possível perceber que ele é um campeão muito forte, principalmente para lutas mais longas, então, pode ser uma melhor opção escolher ele contra inimigos que também sejam lutadores, agora, confira abaixo quem ele countera e quais são os counters de Olaf.
Contents
Counter fracos contra Olaf
Irelia – o seu sustain e dano como Olaf já são muito fortes desde o início do jogo, enquanto a oponente precisa de fazer seus itens para ficar mais op, o que é uma enorme desvantagem para ela nesta lane.
Use ao máximo seu poke com o Q contra Irelia no início do jogo, e, a partir do nível 6, você poderá forçar a troca sem medo algum, uma vez que a inimiga não conseguirá nem mesmo parar você com o stun do E dela, “Dueto Impecável”, enquanto você estiver com “Ragnarok” ativada.
Nasus – o Curador das Areias não conseguirá farmar nem te pokear efetivamente, enquanto você como Olaf pode usar “Balanço Temerário” para punir Nasus sempre quando ele vier para farmar, e também pokear ele com o seu Q.
Fazer uma build mais agressiva já no início do jogo é recomendado para que o seu poke tenha mais efeito sobre Nasus. Além do mais, após o nível 6 você não terá problemas na troca contra ele, uma vez que com “Ragnarok” ativada, mesmo que ele ative “Murchar” em você, a skill não será efetiva.
Pantheon – use o seu Q com frequência para pokear o Artesão da Guerra, e não tente trocar com ele até o seu nível 6, uma vez que o campeão possui muito dano e poderá burstar você.
A partir do momento que você aprende “Ragnarok”, a troca se torna muito mais fácil uma vez que Pantheon não poderá atordoar você com “Égide de Zeonia” enquanto a habilidade estiver ativada, então, será muito mais efetiva a luta para Olaf.
Counter fortes contra Olaf
Jayce – a lane de Olaf é praticamente impossível contra um Jayce porque o Defensor do Amanhã consegue ter mais range e um melhor poke quando estiver com “Canhão de Mercúrio”, fazendo com que seja muito difícil para que o Berserker possa farmar ou chegar perto de você.
Abuse bastante do seu E + Q durante o early game para manter Olaf afastado, e, quando ele estiver com a vida baixa, você pode usar o seu combo completo no campeão e ele não terá muito o que fazer contra você.
Kennen – não deixe que Olaf se aproxime muito de você, então, o campeão não terá muito o que fazer nesta lane. Faça de tudo para conseguir evitar o poke do oponente com o Q, assim ele ficará sem mana rapidamente e isto será uma vantagem a mais para Kennen.
Use o seu poke constantemente contra Olaf e tente atordoar ele com “Surto Elétrico” para causar mais dano. Após o nível 6, caso o Berserker conjure sua ult, espere até que o seu efeito acabe e se afaste com “Investida Relâmpago” para que você não seja counterado por ele.
Illaoi – no early game você deve tomar cuidado com o poke de Olaf vindo do seu Q, este é o único ponto em que ele pode te fazer qualquer coisa, desde que não deixe que ele tome vantagem na lane.
Tente usar o seu E, “Teste de Espírito”, e o seu Q, “Golpe de Tentáculo”, com uma determinada frequência para pokear bastante o oponente e impedir que ele consiga farmar bem, e acertar as suas skills não será muito difícil, uma vez que Olaf é um campeão melee então terá que se aproximar de você para conseguir farmar.
Considerações finais
Olaf é um campeão pouco utilizado, contudo, é muito forte então pode ser uma boa opção seja para a rota superior ou para a selva, o Berserker possui muito sustain além de dano, o que favorece bastante as trocas mais longas com ele.
Tome cuidado para não escolher Olaf contra campeões que possuem um burst alto, pois, contra estes, você pode ter mais dificuldade na lane.