A Katarina é uma assassina melee da rota do meio que não faz uso de mana para conseguir usar suas habilidades, e ser uma das campeãs mais op’s da sua rota, com alta capacidade de burst e de eliminar seus inimigos.
A campeã possui uma alta mobilidade, que a permite entrar rapidamente na fight inimiga para abater os adversários com menos defesa e sair antes que seja abatida, pois, Kat não consegue segurar tanto dano, portanto, não é recomendado que ela fique levando todo o dano por muito tempo.
O que ajuda Katarina a conseguir se desvencilhar rapidamente de seus inimigos é a sua passiva, “Voracidade”, que faz com que o tempo de recarga de suas habilidades sejam reduzidos em 15 segundos, sempre quando um inimigo que Kat tenha causado dano nos últimos 3 segundos seja abatido.
E, outra vantagem da passiva de Kat, é que sempre quando ela apanhar sua Adaga, ela irá causar dano mágico em todos os inimigos que estiverem ao seu redor.
A Adaga apanhada por Katarina pode ser lançada por seu Q, “Lâmina Saltitante”, habilidade que é usada para lançar tal adaga, que irá atingir seu primeiro alvo e saltar em outros inimigos próximos antes de cair no chão.
Seu W, “Preparação”, é uma de suas habilidades que a conferem uma melhor mobilidade, pois, ao ativar tal skill Katarina ganha por alguns segundos velocidade de movimento, que pode ser utilizada tanto para perseguir seus inimigos, quanto para fugir deles!
Outra skill para conseguir se movimentar melhor e mais rapidamente pelo mapa é o seu E, “Shunpo”, com a qual Kat consegue avançar em direção a um inimigo, aliado ou adaga que esteja próxima a ela.
Caso o alvo de “Shunpo” seja um inimigo, Kat irá causar dano, e ao apanhar uma Adaga com a habilidade E, o tempo de recarga desta skill é zerado.
Sua habilidade ultimate é ideal para ser usada quando Kat estiver cercada por seus inimigos, pois, com a skill, Katarina gira lançando facas e lâminas ao seu redor, causando toneladas de dano e atingindo até 3 campeões adversários que estiverem no alcance da ult.
Dano, dano, dano e um pouco de mobilidade, assim é a Kat, mas ela consegue vencer facilmente de todos os champions? Conheça abaixo quem a campeã countera e quais são os counters de Katarina.
Contents
Counter fracos contra Katarina
Veigar – a única desvantagem de Kat contra o Pequeno Mestre do Mal é a ult do campeão, que consegue explodir seus inimigos, ainda mais se estiverem com a quantidade de vida baixa, portanto, o ideal é fazer Ampulheta de Zhonya assim que possível.
O ideal é aproveitar da sua vantagem antes do nível 6, pois, Veigar não possui nenhum escape, e você consegue counterar facilmente a habilidade E dele, “Horizonte de Eventos”, pois, com seu “Shunpo”, Kat pode escapar de dentro dos limites criados por Veigar.
Aproveite para jogar agressivamente quando Veigar tentar usar seu Q, “Golpe Maligno” para farmar, aproveitando assim da oportunidade para dar um engage no campeão.
Vel’Koz – ainda que o Olho do Vazio seja ranged, e você como Kat melee, é possível que você ganhe a troca se souber aproveitar das oportunidades e conseguir farmar mesmo com a desvantagem de estar sujeita a pokes constantes.
Force a troca contra Vel’Koz quando ele errar seu Q, pois, assim você terá alguma vantagem na luta, e, como ele não possui maneiras de conseguir fugir a menos que use o Flash, você conseguirá dar bastante dano.
Lembre-se que a ult de Vel o faz ficar parado até que ele a desative ou o tempo da ultimate acabe, por isto, você pode usar desta característica dele para ir atrás do abate.
Ziggs – nesta lane você deve tomar bastante cuidado com o poke de Ziggs, porque fazendo isto você consegue evitar toneladas de dano vindos do campeão, contudo, ele faz uso de mana, então, quando você ver que ele já está ficando sem ou, já tem seu estoque de mana zerado, pode ser o momento correto de dar o engage.
Você pode utilizar de seu E para conseguir escapar das habilidades de Ziggs, e aproveitar de quando o W dele, “Carga concentrada” estiver em cd, pois, é sua única skill que pode servir como escape.
Counter fortes contra Katarina
Diana – contra o Escárnio da Lua as chances de Katarina são realmente baixas, sua única vantagem em relação a ela é não usar mana, mas ainda assim, Diana consegue dar bastante poke com seu Q, “Golpe Crescente” e seu W, “Cascata Lívida”, sem ter problemas com isto.
A grande desvantagem de Kat se da em relação ao E de Diana, “Colapso Minguante”, que consegue cancelar a sua ult, e como a campeã possui um gap closer com seu R, “Zênite Lunar”, é quase impossível para o Escárnio da Lua perder contra ela, basta ter precaução para o momento correto de utilizar suas habilidades.
Fizz – outro campeão que tem vantagem contra Kat em relação a conseguir evitar a sua ult é o Trapaceiro das Marés, pois, ele consegue utilizar o seu E, “Brincalhão”, para bloquear ao menos parte do dano do R de Katarina.
O Fizz também possui alta mobilidade, por isto consegue se equiparar a Kat neste quesito e não fica tão atrás na troca, como outros campeões que não conseguem se movimentar tão facilmente.
Lissandra – durante o early game é recomendado que a Bruxa Gélida abuse de seu harass com o seu Q, “Estilhaço de Gelo”, uma vez que Katarina é melee e tem que ficar próxima aos minions para farmar, isso não vai ser tão difícil.
Se ela tentar dar engage em você, é possível dar ainda mais dano nela com o seu W, “Círculo Ártico”, ou, se for o caso, afastar-se com seu E, “Caminho Glacial” caso perceba que irá perder a troca.
O que você realmente deve fazer contra Kat é segurar a sua ult, “Túmulo Congelado”, até que ela use a dela, então ultar nela para imediatamente cancelar “Lótus da Morte”.
Considerações Finais
Katarina possui uma enorme mobilidade durante as trocas e tem um alto burst, conseguindo despejar toneladas de dano em seus inimigos em pouco tempo, mas entrar no meio da equipe adversária e conseguir sair ilesa, não será uma tarefa tão fácil.
Você como Kat deve estar bastante atento a campeões com qualquer tipo de cc, pois, isto consegue acabar por completo com o combo de Katarina e impedir ela de cumprir com a sua função de assassina, portanto, saiba da hora certa de entrar na luta.