Karthus é um mago, normalmente utilizado na rota do meio, que faz uso quase que 100% de suas habilidades para conseguir dar dano em seus inimigos, jogar com o campeão não é tão difícil, portanto, ele pode ser uma ótima escolha para você.
A passiva do campeão, “Desafio da Morte”, é muito forte, principalmente nas team fights, pois, ao morrer, graças a ela Karthus consegue ficar por alguns segundos em forma de espírito, ainda podendo conjurar as suas habilidades, o que concede uma espécie de sobrevida a ele.
O seu Q, “Devastar”, é uma excelente habilidade de poke, com ela, Karthus consegue conjurar uma explosão em um local alvo, que se dá poucos segundos após a ativação da habilidade. O custo de mana dessa skill é bem baixo, e seu dano razoável, permitindo que o campeão possa irritar bastante os seus adversários na rota.
Com “Barreira de Dor”, sua habilidade W, Karthus consegue retardar os seus inimigos, pois, cria uma parede no mapa que aqueles que a atravessarem terão sua velocidade de movimento e resistência mágica reduzidas, fazendo com que ele possa ter mais tempo para atacar seus adversários, ou retardá-los de uma tentativa de engage.
A passiva de seu E, “Perverter”, é bastante eficiente principalmente para ele que faz tanto uso de suas habilidades, pois, a skill concede a Karthus mana por cada inimigo que ele abater, porque ele faz algo parecido com uma drenagem do alvo abatido.
Você ainda pode ativar o E de Karthus, e isto criará uma área ao redor dele fazendo com que os inimigos que estiverem dentro dela recebam dano constante do campeão, lembrando que também é consumida uma quantidade de mana por segundo, então, é necessário estar atento para ver se vale a pena ou não ativar a skill.
Já “Réquiem”, sua habilidade ultimate, é bastante op, e, com ela, Karthus consegue se concentrar, e, após um breve período, ele causa dano em todos os campeões do time inimigo, independentemente da distância que eles estiverem.
Você deve estar atento em todo o jogo e não só na sua lane, pois, com a sua ult, você pode conseguir um abate que seus aliados não conseguiram de algum campeão que estiver low life, e, ainda tem a possibilidade de ultar bem no meio de uma troca de uma rota que não a sua para ajuda-los a ganhar a luta, é possível fazer a diferença no game com “Réquiem”.
Sabendo de todo esse potencial que o campeão tem, conheça abaixo quem ele countera e quais são os counters de Karthus.
Contents
Counter fracos contra Karthus
Heimerdinger – o jogo de Heimer é defensivo demais para conseguir fazer alguma coisa contra você, o seu poke é melhor que o dele e consegue ser constante, por isto, é possível ganhar a lane facilmente.
Use o seu Q para pokear Heimerdinger e para destruir as torres criadas pelo Q dele, “Torre Evolutiva H-28G”, assim, é possível diminuir grande parte do dano do Inventor Idolatrado.
Heimer não possui nenhuma habilidade de escape, então, esteja atento somente ao stun dele, e você estará livre para dar o engage, com grandes chances de conseguir o abate.
Yasuo – na lane contra o Imperdoável, você deve tomar cuidado para que ele não consiga dar uma investida efetiva em você, porque, como Karthus não tem nenhum tipo de escape, ele pode chegar em você e te destruir em segundos.
Contudo, você pode usar o seu W quando Yasuo estiver vindo, deste modo, é possível parar um pouco a mobilidade do campeão, e ele não vai chegar em você tão rapidamente.
Outra vantagem para Karthus é que nenhuma das skills dele é parada pela “Parede de Vento” de Yasuo, portanto, você pode usar de seu poke à vontade.
Lux – a campeã tem um range superior, e as habilidades dela são bastante irritantes no começo do jogo, mas, desde que você compre botas assim que possível, deve ficar mais fácil conseguir desviar do poke dela.
Farme o máximo possível, porque no começo Karthus pode até ter um pouco de dificuldade contra a Dama da Luz, mas, a partir do mid/late game, desde que você não dê muita vantagem pra ela, as trocas são facilmente ganhadas por você.
Counter fortes contra Karthus
Kassadin – para não sofrer tanto pelo poke inicial de Karthus, tente usar o seu Q, “Esfera Nula”, com frequência nele, desta forma, você terá um pouco de escudo por vezes que é eficiente na hora da troca, e ainda dá bastante dano no oponente.
Karthus não possui nenhum tipo de escape, então, abuse disto a partir do seu nível 6 para conseguir ganhar as trocas facilmente contra o campeão, o burst de Kassadin é enorme, então, você pode facilmente ultar no inimigo e ganhar a troca.
Fizz – a mobilidade do campeão e seu alto burst são demais para que Karthus consiga acompanhar, durante a fase de rotas, caso ele esteja te punindo muito com o poke, espere até ele usar o Q, e então use “Ataque do Ouriço” combinado com “Tridente da Pedra do Mar” para causar um enorme dano nele.
Não deixe de farmar simplesmente para evitar o poke de Karthus, a destreza concedida pela passiva de Fizz, permite que ele consiga desviar mais facilmente da habilidade Q do inimigo, portanto, aproveite disto.
A partir do nível 6 de Karthus, sempre mantenha o seu E, “Brincalhão”, para que quando ele ultar em você, seja possível que Fizz fique invulnerável e evite o dano de “Réquiem”.
Ahri – as suas skills conseguem pokear bem Karthus no início do jogo, então, você não estará em desvantagem com relação a isso, por isto, sempre que possível jogue o seu Q no campeão, e, caso tenha a oportunidade, pode usar o seu combo.
A partir do nível 6, você pode ultar para conseguir usar o seu combo completo em Karthus, mas, lembre-se de ficar fora do círculo de dano criado pelo campeão com o E dele, pois, as suas skills possuem um alto range e conseguirão atingi-lo de qualquer maneira.
Outra vantagem de Ahri é poder se afastar depois que Karthus morrer, assim, não vai ficar lá levando muito dano.
Considerações finais
Karthus é um excelente campeão principalmente para poke no início do jogo, mas, você deve tomar cuidado com aqueles oponentes que tem muita mobilidade, que são uma ameaça para ele.
Durante o early game, utilize bastante do seu Q para conseguir tirar a vida do inimigo, e, caso você não consiga o abate sozinho, procure a ajuda do jungle, que é sucesso!