A Bruxa Gélida é uma maga que é normalmente utilizada na rota do meio, ou na rota superior, e não é uma campeã tão popular entre os jogadores, ainda que tenha um pack de habilidades excelente com bastante poke, stun e dano.
A passiva de Lissandra, “Submissão Glacinata”, é extremamente op, especialmente em team fights, pois, sempre quando um campeão inimigo for abatido próximo a ela, o adversário morto se tornará um Servo Congelado, reduzindo a velocidade dos outros oponentes próximos a ele, e, após alguns segundos, ele explode causando dano mágico em área.
O seu Q, “Estilhaço de Gelo”, é uma ótima habilidade de poke, pois, Lissandra pode, com ela, lançar fragmentos de gelo em uma direção, que ao atingir inimigos, causa dano e reduz suas velocidades de movimento, sendo que a skill não para no primeiro adversário atingido, porque o atravessa, acertando, também, quem estiver atrás.
Já a habilidade W de Lissandra, “Circulo Ártico”, faz com que ela congele o terreno ao seu redor, enraizando os inimigos que ali estiverem e causando dano mágico neles.
A sua skill E, “Caminho Glacial”, permite que a Bruxa Gélida crie uma garra de gelo que avança na direção indicada, que causa dano nos inimigos pelos quais passar.
Lissandra ainda pode reativar a habilidade, fazendo com que ela seja transportada para o local onde está a garra, o que é bastante eficiente tanto para dar engage, quanto para escapar de seus inimigos.
A habilidade ultimate de Lissandra, “Túmulo Congelado”, pode ser ativada nela mesmo, ou em um de seus aliados.
Caso conjure o R em si, a Bruxa Gélida se protege dentro de um bloco de gelo negro, que irradia ao redor dela, causando dano e aplicando efeito de lentidão a todos os inimigos que estiverem na área, além disto, Lissandra também é curada durante o tempo da ult, e fica inalvejável e invulnerável.
Se a campeã usar a sua ult em algum adversário, este será atordoado por um período, e o gelo negro também emanará em uma área ao redor dele, causando dano aos outros inimigos no local e reduzindo a velocidade de movimento deles.
Em quem você irá ultar depende muito da situação, pois, não vale a pena utilizar “Túmulo Congelado” em um inimigo, sabendo que todos os adversários virão para cima de você enquanto ele estiver atordoado, terá sido uma ult em vão, por isto, esteja atento a respeito de qual será o alvo do R de Lissandra.
Depois de conhecer um pouco mais a respeito das habilidades da campeã e de todo o seu potencial, saiba mais a baixo sobre quem ela countera e quais são os counters de Lissandra.
Contents
Counter fracos contra Lissandra
Zed – já durante a fase de rotas, o Mestre das Sombras tem muita dificuldade para farmar caso Lissandra esteja fazendo bom uso do seu poke, pois, você deve usar o seu Q em Zed sempre quando ele se aproximar das tropas para farmar. Mas, tome cuidado para não avançar muito a lane, porque o oponente tem facilidade para abater os minions debaixo da torre dele.
Se Zed tentar um engage contra você, e trocar de lugar com a sombra utilizando “Sombra Viva” para chegar perto de Lissandra, utilize o seu W para prendê-lo ali, e, rapidamente se afaste com “Caminho Glacial”, ele não deve conseguir te dar muito dano.
Quando vocês estiverem no nível 6, e ele ultar em você, espere meio segundo, e, então, ulte em si mesma, desta forma, você conseguirá bloquear todo o dano que viria de “Marca Fatal”.
Katarina – a lane contra Kat é fácil do início ao fim, desde que você saiba aproveitar das oportunidades. Já no início do jogo, não deixe a oponente farmar, utilize sempre seu Q nela e avance com as suas tropas, estando atenta somente para os ganks inimigos.
Ela pode tentar usar a habilidade “Shunpo” para pular em você, mas, basta que você use “Círculo Ártico” para dar dano nela e se necessário, se afaste com o E.
Após o nível 6, sempre espere até que Katarina ulte para então, você ultar nela, pois, ao atordoa-la, “Lótus da Morte” é automaticamente interrompida, fazendo com que você tenha mais chances de ganhar a troca.
Além disto, caso você não tenha “Túmulo Congelado” para bloquear a ult dela, basta usar “Caminho Glacial” e se afastar do range de dano.
Fizz – você tem algumas vantagens contra Fizz neste matchup. Como já dito sobre os outros campeões que também eram melee, não hesite em pokear ele ao máximo com seu Q durante a lane, e, caso ele venha para cima de você com “Ataque do Ouriço”, rapidamente use o seu W e de mais um pouco de dano nele.
Após o nível 6, em quem você vai usar a sua ult depende de como está o jogo e quem iniciou a troca, caso Fizz consiga acertar “Lançar Isca” em você, ultar em si mesma irá negar o dano da habilidade, portanto, é uma ótima estratégia.
Já se você quiser dar o engage nele, ou principalmente em team fights, usar “Túmulo Congelado” em Fizz é extremamente eficiente, pois, ele não poderá negar a sua ult usando “Brincalhão”, como os jogadores do Trapaceiro das Marés costumam fazer para evitar skills alheias.
Counter fortes contra Lissandra
Syndra – durante a fase de rotas, a Bruxa Gélida não conseguirá fazer muito contra você, pois, o range de Syndra é alto demais, e, dificilmente ela poderá te pokear sem que a Soberana Sombria seja capaz de despejar mais dano ainda nela.
Use bastante seu Q + E em Lissandra durante a lane para pokear ela o máximo possível e impedir que ela farme muito, “Caminho Glacial” não é rápido o bastante para que ela consiga desviar das suas skills.
Já após o nível 6, lembre-se de não ultar até ter certeza que Lissandra não poderá bloquear a sua ult com “Túmulo Congelado” ou Ampulheta de Zhonya.
Diana – por mais que você seja uma campeã melee contra a Bruxa Gélida, ela não terá muitas vantagens a não ser te pokear no início do jogo, algo que você pode fazer com que seja menos relevante ao usar o seu W, “Cascata Lívida”, e também lance o seu Q, “Golpe Crescente” nela, sempre que possível.
Após o nível 6, Lissandra não terá muito o que fazer porque o burst de Diana é realmente impressionante, quando você perceber que é possível dar o engage na campeã, vá com tudo, ela vai ser obrigada a ultar nela mesmo para evitar o seu dano, e é provável que Diana consiga o abate.
Uma das vantagens de escolher Diana contra Lissandra, é que, caso a oponente não tenha “Túmulo Congelado” para se proteger quando você for pra cima dela, ela irá usar o E para tentar fugir, e você pode conjurar “Colapso Minguante”, para impedir que a adversária consiga se transportar para longe de você.
Anivia – você pode ter um pouco de dificuldade porque Anivia é bem lenta no início do jogo, então, dificilmente você conseguirá evitar o poke de Lissandra com o Q, mas, também abuse das suas habilidades, acertar Q + E na Bruxa Gélida não é tão difícil, porque ela não tem tanta mobilidade e “Caminho Glacial” não será tão rápido.
Uma dica importante para este matchup, é que você pode usar o seu Q, “Lampejo Gelado”, no final da garra do E de Lissandra, assim, você terá mais chances de acertar ela assim que ela se teleportar para o local alvo.
Outra vantagem para Anivia é que, se caso Lissandra ultar nela mesma, você pode usar “Tempestade Glacial” onde ela está poucos segundos depois de ela ter usado a ult dela, assim, será possível atingir ela com o seu dano.
Considerações finais
Jogar com Lissandra não é tão difícil, e, como ela é uma campeã bastante completa, com stun, dano, escape, pode ser uma opção interessante e bem viável para você na mid lane.
Durante as lutas de equipe, evite ultar em você, a menos que esteja sendo alvo de ataque da equipe adversária e tenha alguém para te dar cobertura, pois, ali no meio da fight, caso o seu time não esteja com você, assim que o efeito da ult passar eles vão te abater de qualquer maneira.
Prefira ultar naqueles campeões mais fortes da equipe inimiga, como assassinos e atiradores, assim, você dá mais tempo para o seu time conseguir fazer alguma coisa.