Yasuo Counter – Os melhores champs para ganhar do Yasuo

Um dos campões mais temidos da SoloQ, ao menos nos elos mais baixos, com uma das maiores taxas de banimento, com certeza é o Yasuo. Mas, porque este medo todo?

O Yasuo de fato é um campeão muito forte, e se conseguir escalar no jogo, carrega facilmente seus companheiros de time à vitória, contudo, também é muito difícil de se jogar com ele, aprender a usufruir de tudo o que o champion oferece leva bastante tempo.

A passiva do campeão, “Estilo do Errante”, ajuda a criar um escudo que é energizado a medida que Yasuo se movimenta pelo mapa, e, além disto, a chance de que ele consiga dar um acerto crítico ao atacar seus inimigos é dobrada.

Em seu Q, “Tempestade de Aço”, encontra-se uma habilidade que é considerada um ataque básico de Yasuo, com a qual ele avança em direção ao cursor e desfere um golpe com sua espada em linha reta, que causa dano a seus inimigos.

Outro ponto importante, também desta skill, é que ela gera acúmulos, e ao obter o segundo acúmulo, ativando a habilidade novamente Yasuo irá lançar um tornado que arremessa seus inimigos ao ar.

A sua habilidade encontrada no W, “Parede de Vento”, é a sua skill de defesa, com a qual Yasuo cria, como diz seu próprio nome, uma parede de vento que irá bloquear qualquer projétil inimigo que tentar atravessá-la por 4 segundos.

“Espada Ágil”, sua habilidade localizada no E, é o que concede a Yasuo uma mobilidade enorme, pois, com esta skill ele consegue avançar em seus inimigos e atravessá-los, e causa uma certa quantidade de dano, sendo que não é possível utilizar a habilidade em um mesmo inimigo durante algum tempo.

E, sua ult, “Último Suspiro”, é um pouco difícil de ser utilizada, pois, é necessário que os seus inimigos sejam lançados ao ar, para que Yasuo dirija-se a eles e consiga desferir seu golpe, causando dano e recebendo penetração de armadura adicional para os seus acertos críticos durante alguns segundos.

Para conseguir lançar os inimigos ao ar, Yasuo pode fazer uso do seu Q com o 2 acúmulo, que o próximo ataque irá desferir um tornado que faz seus adversários irem ao ar, ou até mesmo uma combinação de E+Q(com acúmulo), pois, daí “Tempestade de Aço” desfere um golpe circular que também lança os seus adversários.

E agora que você tem uma noção de porque o Yasuo é considerado um campeão tão forte, que as pessoas tanto o temem, confira abaixo quem o Imperdoável countera e quais são os counters de Yasuo.

Counter fracos contra Yasuo

Vel’Koz – o Olho do Vazio é um campeão bem fácil para se jogar contra, quando você estiver de Yasuo, porque o seu dano é praticamente baseado em suas habilidades, que são visíveis e lentas, garantindo vantagem para o Imperdoável.

É possível evitar as skills de Vel’Koz tanto fazendo uso de seu E, para conseguir driblar e fugir delas, quanto usando seu W, para criar a parede de vento que impedirá que as habilidades te atinjam.

Vale ressaltar que infelizmente a parede de vento não bloqueia nem a ult, nem os ataques básicos de Vel’Koz.

E, aproveite da falta de mobilidade e escape do campeão para dar seus engages utilizando seu E, e até mesmo flash se achar que é o momento correto para tanto.

Lux – a Dama da Luz acaba tendo praticamente os mesmos problemas que Vel’Koz, pois, a parede de vento de Yasuo, consegue bloquear 3, de suas 4 habilidades, ou seja, só não impede a sua ult.

E, como Lux depende de seu combo para ganhar a troca contra seus inimigos, ter suas skills bloqueadas a impede de conseguir tal feito.

Lux também é uma campeã bastante frágil, sem nenhum tipo de escape e pouca defesa, e como Yasuo possui bastante mobilidade com seu E, ele consegue facilmente desviar de todas as skills dela e ainda dar um engage.

Gnar – uma troca que pode não ser tão fácil para aqueles que não tem muita habilidade com Yasuo, porque se não jogar corretamente, Gnar consegue facilmente impedir que Yasuo faça suas plays.

O ideal nas trocas contra o Gnar, é impedir que você seja atingido pelo bumerangue dele, e também da rocha que ele tentar jogar em você, como Mega-Gnar, para fazer isso você pode utilizar de seu W, ou seu E para conseguir desviar.

Lembre-se de fazer uso da “Espada Ágil” também quando Gnar tentar te stunar, como Mega-Gnar, pois, você irá impedir que ele combe em você.

Counter fortes contra Yasuo

Jax – como o campeão também pode ser utilizado na rota do topo, lá uma das dificuldades que ele encontra é jogar contra um Jax, champion que não possui nenhuma habilidade que possa ser bloqueada pela parede de vento, como exemplo.

Porém, é necessário ter cautela jogando de Jax contra um Yasuo, e dar o engage no momento correto, pois, ocorrendo tudo bem, a habilidade E de Jax, “Contra-Ataque”, desvia dos ataques básicos de seus inimigos, e, também, stuna adversários próximos após alguns segundos, e o Q de Yasuo é um ataque básico, ou seja, o Grão-Mestre das Armas irá bloqueá-lo.

Fiora – esta é outra campeã que consegue ganhar a troca com o Yasuo em função de que sua única habilidade que pode ser bloqueada pela parede de vento do campeão é o seu W, “Ripostar”, portanto, utilizá-lo no momento oportuno irá garantir que você ganhe a luta.

O ideal jogando contra Yasuo de Fiora é não dar o engage nele, é importante esperar para que ele venha, e daí sim você usa o Q se necessário para se aproximar e continuar a troca, pois, o campeão, ao mesmo tempo, que chega perto de você, também pode se afastar rapidamente utilizando seu E.

Fazer uso do W da Fiora no timing e posição correta, é melhor, pois, com ele, você consegue impedir que Yasuo lance seu tornado em você e ainda tem a oportunidade de o atordoar por alguns segundos.

Fizz – o Trapaceiro das Marés é um problema para qualquer Yasuo no mid, pois, Fizz, além de possuir um alto burst, também tem uma grande mobilidade na lane, o que faz com que Yasuo não tenha tantas vantagens assim em relação a ele.

A única chance do Yasuo conseguir ganhar a troca é impedir que o tubarão de Fizz o atinja, pois, assim consegue evitar grande parte do dano de seu combo.

Fora isto, um bom Fizz consegue saber a hora correta de usar suas skills, evita o tornado de Yasuo fazendo uso de seu E, “Trapaceiro”, e ganha as trocas facilmente, com muita cautela.

Considerações finais

Como o Yasuo é um campeão que a maioria dos jogadores de LOL já conhecem muito bem, jogar com o champion na SoloQ pode ser um pouco difícil se você não possuir habilidades suficientes.

Portanto, treinar bastante com o Yasuo é fundamental para você conseguir ganhar os jogos e as suas lanes, porque este é um campeão difícil de se jogar, e caso você não saiba como fazer isto bem, não conseguirá nem mesmo ultar com o campeão.

Deixe um comentário